terça-feira, 12 de julho de 2011

Nade neste inverno


Se os exercícios físicos em geral já não são tão procurados no inverno, que dirá de um que é praticado dentro d’água. Além de trabalhar a resistência, flexibilidade e força do corpo, a natação é um dos esportes que mais auxiliam pessoas que sofrem de problemas respiratórios, típicos dos dias frios. 
Segundo a professora Alessandra Maria Scarton, do Parque Esportivo da PUCRS, o esporte exige uma necessidade de expansão torácica e de expiração forçada (pelo nariz) quando a cabeça está imersa.
— Por ser uma atividade que exige muito da condição cardiorrespiratória do sujeito, ela trabalha melhor a musculatura respiratória e necessita das vias aéreas mais livres para que ocorra a troca gasosa — explica Alessandra.
Os benefícios e os cuidados da prática no frio
Quando realizada no inverno, a natação traz muitos benefícios e sensações diferentes quando comparada com o verão. O primeiro aspecto, destacado pela professora de natação, é a facilidade de aquecimento, que ocorre dentro d’água, devido a termorregulação acontecer de forma diferente.
— O praticante, em menos tempo, está preparado para a atividade física, havendo também uma diminuição do risco de lesões causadas pelo frio, ou melhor, pela falta de aquecimento em determinadas articulações.
Mas é preciso estar atento a alguns cuidados com a prática no inverno. Mesmo que esteja sentindo calor, é obrigatório se agasalhar ao sair para áreas externas. Também é importante secar bem os cabelos, proteger os ouvidos — visto que a água que ali permanece pode causar otite se entrar em contato com o vento da rua. 
— Mais do que tudo mantenha a saúde em dia através de uma alimentação saudável e sono adequado e estresse controlado, visto que estes sim são fatores fundamentais para que a imunidade esteja alta — aconselha Alessandra.
Por ser praticada dentro d’água, a natação tem uma vantagem: por sentir menos o seu próprio peso, não cansa tão rápido. Além disso, evita sofrer elevação da freqüência cardíaca e da pressão arterial. O ambiente aquático também propicia uma grande diminuição do peso corporal, garante a professora.

Fonte: Zero Hora
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário