sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Alongamento


  • Os alongamentos são muito importantes para descontrair os músculos e tendões e evita também lesões aborrecidas
    • antes e depois do treino executar os adequados ao treino que se fez, 40 segundos cada um, uma só vez

O Alongamento


Os músculos, tendões, juntas e ligamentos são estruturas flexíveis. Podem alongar-se ou contrair-se. A prática da musculação gira em torno de um grande número de contracções musculares, que são encurtamentos longitudinais momentâneos das fibras musculares envolvidas. Após algum tempo, quando o músculo é sujeito a um grande número de contracções, ele tende a encurtar-se, diminuindo assim a sua flexibilidade. Um músculo pode contrair-se mas não pode alongar-se por si próprio. Daí a necessidade do alongamento, que prepara os tendões, deixando-os prontos para uso efectivo mas contracções musculares, evitando o seu rompimento, lesão essa que irá retardar ou mesmo parar o seu desenvolvimento.
Quanto menor a flexibilidade de um músculo pior é a sua qualidade de contracção. O alongamento não só previne este encurtamento, como aumenta a flexibilidade, permitindo contracções mais completas. Através destes dados, você pode perceber que os alongamentos não só são preventivos de lesões, como também incrementa a qualidade das contracções musculares. É aconselhável alongar todos os grupos musculares envolvidos no seu treino após o finalizar, não lhe gastando mais do que 5 ou 10 minutos por treino.
Os alongamentos requerem movimentos muito lentos e controle absoluto. Caso você alongue um músculo ou tendão de maneira repentina e brusca, o músculo contrai-se para se proteger, anulando totalmente o objectivo do alongamento. Por isso comece o alongamento cuidadosamente e de maneira progressiva, até sentir uma ligeira dor suportável na área alongada. Mantenha-se nesta posição por cerca de 40 segundos, concentrando-se em relaxar os músculos envolvidos. Então os tendões irão gradualmente relaxar e você terá ganho flexibilidade. 

Por que fazer alongamento?

Alongamento, alongar, amplitude de movimento, aquecimento, benefícios do alongamento, como alongar, como deve ser feito o alongamento, elasticidade, fazer alongamentos, flexibilidade, o que é alongamento, prevenir lesões, quando alongar, relaxamento dos músculos

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, possibilitando maior movimentação. Assim como demais cuidados, o alongamento é uma prática importante para que o corpo funcione de maneira adequada e evite lesões. Alongar-se é essencial antes de iniciar qualquer atividade física. Mas também pode ser realizado sozinho.
Os benefícios do alongamento:
-Preparam o corpo para atividades físicas;
- Proporcionam movimentos mais soltos e leves;
-Previnem lesões;
-Redução de tensões musculares;
-Relaxamento do corpo;
- Ajuda na respiração;
- Facilita a circulação sanguínea;
- Aumenta o raciocínio;
- Auxilia no tratamento e prevenção de cãibras;
Por que fazer alongamentos?
A vida sedentária encurta as fibras musculares, diminuindo a flexibilidade. Atividades físicas de longa duração enrijecem os músculos, porém, também diminuem a flexibilidade. A conseqüência disso é o possível desenvolvimento de problemas ósseos e musculares.
Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Como fazer alongamentos?
Inicialmente atente a respiração, ela deve ser calma, lenta e profunda.
Comece aos poucos, não force seus limites. Com o tempo você ganhará mais flexibilidade.
Introduza o relaxamento em sua rotina. Ao acordar, em pausas no trabalho, em viagens de longa duração, etc.
Alongue até sentir a tensão no músculo,em seguida relaxe um pouco. Sustente durante 30 segundos, volte à posição inicial de relaxamento.
Repita lentamente os movimentos para evitar sentir dores.
Confira uma série de alongamentos:

Fonte: sogab
pautafeminina

((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário