terça-feira, 12 de julho de 2011

Os cuidados com as doenças de verão

Os dias quentes e chuvosos de verão são um convite para que os vírus e fungos se proliferem causando, além de desconforto, problemas que podem se agravar. A infectologista Cinthya
Sentar na areia e ficar com roupas molhadas podem causar doenças
Sentar na areia e ficar com roupas molhadas podem causar doenças
Cavazzana e os dermatologistas Daniela Nunes e Leonardo Abrucio Neto deram alguma dicas de prevenção e solução para os principais problemas. Acompanhe abaixo:
Herpes Labial: são vesículas que ocorrem principalmente no lábio inferior e são causadas pela exposição excessiva ao sol. A melhor maneira de preveni-la é usando protetor labial, consumindo frutas e verduras e ingerindo muito líquido ao longo do dia. Para tratar o problema é necessário procurar um dermatologista.
Pano Branco: se trata de uma micose causada por um fungo que habita a pele de todas as pessoas, mas que só se desenvolve em algumas, formando manchas brancas após exposição ao sol. Aparece principalmente nas partes mais oleosas do corpo, como rosto, peito e couro cabeludo. Para evitar é aconselhável usar protetor solar menos oleoso possível e roupas de algodão. O tratamento é feito por um dermatologista.
Acne Solar: são pequenas bolinhas endurecidas e com pus que atingem principalmente o tronco e membros superiores, o que a diferencia da acne comum. Protetor solar muito oleoso pode causar o problema. Para evitá-la use proteção oil free ou gel e dispense produtos com ácido. Para tratar não se exponha ao sol e procure um dermatologista.
Brotoejas: são obstruções das glândulas sudoríparas que ocorrem pelo excesso de suor que extravasa dentro da pele, provocando um processo inflamatório. A região mais comum para o surgimento é a cervical e o tronco. Usar roupas de algodão, evitar protetores solares oleosos para não obstruir os poros e banhos frios ajuda a evitar o problema. Para tratar, procure um dermatologista.
Micose na Virilha: é causada pelo crescimento de fungos do gênero dermatófitos ou pela levedura Candida albicans. Os maiores responsáveis são o suor excessivo e as roupas de banho molhadas, que fazem com que a umidade local aumente e surja a infecção. Para evitar a dermatite não permaneça com roupas molhadas e procure um dermatologista se surgirem coceiras na região.
Diarréia: a principal causa é a ingestão de alimentos e líquidos infectados por bactérias, vírus ou parasitas provenientes de fezes humanas ou animais. Para evitar deve-se beber água filtrada, lavar bem as mãos antes de preparar ou manusear alimentos e não comer nada sem saber a procedência. Para tratar deve-se beber bastante água, evitar produtos com fibras e tomar soro caseiro (duas medidas de açúcar para uma de sal misturado em um copo de água filtrada).
Bicho Geográfico: é causada pelo contato com parasitas intestinais de cães e gatos provenientes das fezes depositadas na areia. Os locais mais atingidos são os pés e as nádegas. Para evitar, não ande descalço na areia e nem se sente diretamente sobre ela. O tratamento é feito através de pomadas e medicação oral para evitar a coceira, receitados por um médico.
Pitríase Alba: são manchas brancas que surgem no rosto, tronco e membros superiores, semelhante ao pano branco, porém não é causada por fungos. Sua causa é desconhecida e atinge mais as pessoas que sofrem com problemas respiratórios, como asma, rinite alérgica, bronquite e eczema atópico. Protetor solar e alimentação equilibrada ajudam a preveni-la.
Leptospirose: é transmitida pelo contato da urina do rato com a pele. O contágio acontece principalmente em águas paradas de chuva, enchentes e alimentos sem higienização. Para evitar deve-se lavar muito bem as mãos e os alimentos antes de consumi-los. Imóveis e móveis inundados devem ser limpos com água sanitária diluída em água limpa.

Fonte: R7
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário