terça-feira, 26 de julho de 2011

Os efeitos positivos da massagem


 Com o avançar da idade existem certas mudanças inevitáveis no organismo humano, as causas e as conseqüências destas mudanças e muitos de nós observamos com atenção o evoluir de vários sinais de envelhecimento. Variados e de grau diferente em intensidade os muitos problemas musculoesqueléticos relacionados com o envelhecimento, podem ser, desde as dores e afecções artríticas de pouca gravidade, a osteoporose e fraturas.
A massagem para os idosos proporciona todos os benefícios já conhecidos pelos mais jovens, em particular a massagem para os idosos é ainda mais eficaz devido aos desafios tanto emocionais quanto físicos que os idosos experimentam com a terapia.
A grande maioria dos idosos é sedentário, muitas vezes por dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios. Porém, a massagem suave, mas estimulante, traz alguns dos resultados que seriam conseguidos através somente de atividades físicas.

Estudos confirmam que o contato social é um componente chave da saúde e felicidade da melhor idade. O isolamento é um poderoso fator de risco para aqueles que já têm a saúde comprometida. O contato periódico entre o massoterapeuta e o paciente, pode ser parte significativa desta rede de necessidades que o idoso necessita. O idoso sabe que pelo menos uma vez por semana ele ou ela receberá atenção totalmente focalizada ao seu cuidado individual, ele se sentirá único e valorizado.
O profissional massoterapeuta deve ter um interesse verdadeiro na vida dos pacientes idosos, participar do restabelecimento de deficiências físicas e desta forma ser convidado a ingressar no mundo dos idosos, tratando-os com dignidade, não importando suas excentricidades ou circunstâncias. E principalmente proporcionar a eles todos os benefícios de uma massagem.
Não se pode esquecer que com a idade advêm mudanças fisiológicas que atrapalham o idoso em sua rotina, reduzindo a sua autonomia e conseqüentemente a sua qualidade de vida. Que alterações são essas?
- Redução dos reflexos;
- Perda de massa muscular e diminuição de contração muscular;
- Depressão;
- Sensação de abandono e rejeição;
- Pouca motivação;
- Imobilidade forçada;
- Carência de apoio social;
- Perda da atividade motora;
- Perda da capacidade de assegurar os seus cuidados básicos;
- Incontinência urinária e/ou fecal;
- Alterações metabólicas (osteoporose, desequilíbrio eletrolítico).

E o que a massagem pode proporcionar para a melhor idade?
- redução do estresse;
- relaxamento;
- alívio de dores musculares;
- auxílio na circulação sanguínea;
- contato social;
- melhora no sono;
- aumento da amplitude da mobilidade articular;
- bem estar.

Há os recursos técnicos que oferecem benefícios muitas vezes espetaculares. Os tipos de massagem mais usuais são:
- A drenagem linfática: pode aliviar dores ocasionadas por edemas nos membros inferiores.
- A massagem de relaxamento: auxilia nas dores musculares, proporcionando ao idoso momentos de melhor disposição física e psicológica.
O massoterapeuta ou fisioterapeuta, conforme os casos que se apresentem, poderá sugerir algumas atividades, exercícios físicos e uma alimentação equilibrada que irá auxiliar o paciente a ter uma melhor qualidade de vida.
Os resultados positivos de uma massagem comprovam que o contato direto do profissional com o paciente vai muito além das necessidades físicas e sim, das psicológicas. O bem estar e auto-estima do paciente aumentam, conseqüentemente ele se sente muito melhor com os cuidados a atenção que recebeu. E, portanto, mente saudável corpo saudável.

Fonte: American Massage Therapy Association (AMTA)
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário