terça-feira, 12 de julho de 2011

Que soninho!

Descansar é fundamental para a aprendizagem!

Se o seu cérebro fosse uma conta de email, o sono – e mais especificamente, cochilos – seriam o equivalente a limpar a caixa de entrada. É essa a conclusão de um novo estudo que pode explicar por que as pessoas dedicam tanto do tempo que passam dormindo a um estado pré-sonho conhecido como estágio 2 de sono, sem o movimento rápido dos olhos.

Descansar é fundamental para a aprendizagem!
Há anos os estudos sobre o sono ofereciam indicações de que uma soneca poderia melhorar a capacidade humana de armazenar e consolidar memórias, o que reforça a idéia de que uma boa noite de sono – e cochilos ocasionais- ajudam bem mais a aprender do que virar a madrugada estudando.
Agora, os cientistas podem ter descoberto, ainda que parcialmente, como isso acontece. Durante o sono, informações que ficam abrigadas no setor de armazenagem curta do hipocampo – a parte do cérebro responsável pela memória – migram para o campo de dados mais longo realizado no córtex.
Essa ação não só ajuda o cérebro a processar novas informações, como libera espaço para que o cérebro absorva novas experiências.
Isso significa que não é só importante dormir depois de aprender, é crucial dormir antes de aprender. O sono prepara o cérebro, posicionando-se como uma esponja seca e pronta a absorver novas informações.
Infelizmente, as novas constatações não significam que todo mundo se beneficiaria de um cochilo vespertino.
Algumas das pessoas que tiram cochilos despertam zonzas e desorientadas devido à chamada inércia do sono. Isso é o que acontece ao despertarmos de um sono profundo, de ondas lentas. Porque a temperatura do cérebro e seu fluxo sanguíneo se reduzem no estágio dois do sono, é incomodo despertar subitamente e passar a um nível muito mais acelerado de atividade cerebral.
Se um cochilo o deixa zonzo, também é possível obter um estímulo semelhante de desempenho em certas atividades mentais ao simplesmente descansar a cabeça.

Fonte: Terra ((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário