sexta-feira, 29 de julho de 2011

Especialistas explicam como joelhos funcionam e como evitar lesão e dor

Ao correr, engordar ou exagerar na carga ou no impacto sobre os joelhos, a maior articulação do corpo humano costuma sentir as consequências.
Para explicar como ela funciona e dar dicas na tentativa de evitar lesões ou dores, o ortopedista Gilberto Camanho e o preparador físico e consultor José Rubens D'Elia, ensina exercícios para fortalecer essa região.
Quem trabalha no trânsito ou muito tempo sentado deve ter cuidados especiais. No estúdio, o médico explicou o que acontece quando a cartilagem e ossos como a patela sofrem um desgaste. Camanho disse que as cartilagens são a estrutura mais perfeita de absorção de impacto que existe na natureza. Elas têm o poder de se revitalizar - o que não ocorre com os meniscos, por exemplo, e isso é algo que diminui com a idade.

Joelhos (Foto: Arte/G1)
 
É importante treinar o equilíbrio para prevenir lesões, principalmente em idosos, que também são mais suscetíveis à artrite, doença que leva à destruição das articulações e tem influência genética. Entre jovens, os problemas mais comuns são tendinites, bursites e síndrome patelofemoral. Desvios, joelho para dentro (em y) e para fora (cowboy) também ocorrem com frequência.Nas ruas, a repórter Marina Araújo fez um “raio X” do joelho das pessoas e viu que o salto alto demais pode ser ruim, pois altera o centro de gravidade do corpo, jogando-o para a frente, e obriga a mulher a colocar o joelho para dentro, o que pode comprometer a articulação. Mas, da mesma forma, chinelos e sapatos planos podem ser prejudiciais, porque recebem todo o impacto do solo e predispõem a cartilagem ao desgaste.
Por isso, o tênis é o calçado mais indicado pelos especialistas. Saltos mais baixos ou do tipo anabela também são opções para o público feminino.
O diagnóstico de lesões é feito pelo histórico do paciente, por exames físicos e testes como agachar e levantar. Exercícios de reabilitação normalmente envolvem bolas, aparelhos de ginástica e outras atividades.
Uma experiência inédita feita com ratos pela Universidade de São Paulo (USP). Os testes trazem evidências de que, nos animais, o exercício físico melhora a capacidade respiratória em 39%.

Fonte:g1.globo.com/bemestar com a participação do Ortopedista Gilberto Camanho. Preparador José Rubens D'Elia ensinou exercícios para fortalecer a região.

((•)) Ouça essa Postagem

Postura e descanso são importantes para evitar lesões por repetição

O corpo humano não foi projetado para muitas das atividades que hoje pertencem à nossa rotina. Ficar sentado diante do computador durante horas, todos os dias, pode causar dores, dificuldades de movimentação e formigamento nos dedos. Esses e outros sintomas estão ligados à LER (lesão por esforço repetitivo). A LER não é uma doença propriamente dita, mas engloba todos os problemas nos ossos e músculos que tenham origem em atividades repetitivas. Normalmente, o mal está ligado ao trabalho, mas isso não é regra.

Arte LER (Foto: Arte / G1)

As lesões são mais recorrentes em pessoas que digitam muito ou apertam mouse, atendem e transferem telefonemas ou fazem fotocópias. Em casa, os serviços domésticos também desencadeiam problemas, por isso é preciso segurar corretamente panelas e vassouras.
A lesão mais comum é a tendinite, uma inflamação nos tendões. Outras recorrentes são a síndrome do túnel do carpo, a tendinite de Quervain, o dedo em gatilho e o cotovelo de tenista (veja na arte acima).
Os especialistas falaram, ainda, sobre os cuidados que se deve ter para evitar o surgimento de dores. Três aspectos são fundamentais para reduzir os riscos: é preciso fazer pausas durante qualquer atividade e saber respeitar os limites do corpo; a altura e a posição dos aparelhos precisa estar adaptada à pessoa; e é necessário ter atenção com a postura.
Em qualquer atividade que se faça, é importante usar todo o corpo. Pense no movimento que você realiza, por exemplo, quando se abaixa para pegar um objeto pesado no chão – o ideal é dobrar os joelhos e usar as duas mãos. Esse tipo de raciocínio serve para todos os trabalhos braçais.
No caso do computador, em que a LER é comum, o que se deve observar é a posição dos objetos. A cadeira e a mesa devem ficar na altura que proporcione maior naturalidade e conforto a quem estiver sentado.
A posição mais recomendada do monitor é à altura dos olhos, para evitar que a pessoa abaixe a cabeça e force o pescoço. Para usar o teclado e o mouse, o ideal é que o cotovelo forme um ângulo de 90 graus. Os dois pés devem ficar apoiados no chão e, se a máquina for compartilhada por indivíduos de alturas diferentes, o uso de almofadas pode resolver o problema.
Maria Cândida aproveitou para dar dicas sobre os laptops, computadores portáteis que muita gente usa em casa. Para utilizá-lo no colo, é preciso tomar alguns cuidados: recostar-se bem no assento, apoiar os pés no chão e colocar algum objeto para deixar o computador um pouco mais alto. Ainda assim, o ideal é colocá-lo sobre a mesa.
Quando o notebook ficar em cima da mesa, deve ser usado da mesma maneira que o desktop - computador convencional. Para isso, é recomendado colocar um suporte debaixo do computador, para que ele não fique muito baixo em relação aos olhos. Teclado e mouse também devem ficar na altura certa.

Fonte:g1.globo.com/bemestar com a participação da Terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo.
Preparador físico José Rubens D'Elia, consultor, também falou.

((•)) Ouça essa Postagem

Cerca de 80% das pessoas já tiveram ou vão ter dor nas costas

Cerca de 80% das pessoas já tiveram ou terão dor nas costas em algum momento da vida. É o que afirma o ortopedista Raphael Marcon.
O fortalecimento muscular na região do tronco é muito importante. Normalmente, se a musculatura está bem condicionada, a postura correta vem naturalmente, não é o contrário. Forçar a postura de uma hora para outra, tentando melhorá-la, pode não funcionar, pois isso causa muita fadiga.
Além da musculatura forte, há uma série de cuidados diários, em atividades cotidianas, que ajudam a evitar o problema:

arte dor lombar (Foto: arte / G1)

O colchão em que se dorme também pode agravar a dor. Ele deve ser firme o suficiente para que a coluna se mantenha reta. Por isso, é preciso trocar os colchões velhos, pois ele perde consistência e firmeza, e se torna prejudicial à saúde.As dores lombares são musculares na maioria das vezes, mas nem sempre. Existem processos degenerativos na coluna que também causam essas dores.
Entre essas causas, encontram-se as hérnias de disco e a osteoartrose, mais conhecida como bico de papagaio. Outro problema comum é o estreitamento do canal lombar. Por esse canal passam os nervos que, comprimidos, levam dores para as pernas – dor no nervo ciático.

Fonte:g1.globo.com/bemestar com a participação do Ortopedista Raphael Marcon falou sobre dor lombar. Preparador físico José Rubens D'Elia, consultor, mostrou exercícios.

((•)) Ouça essa Postagem

Sessão de alongamento pode 'aumentar' altura em até 2 centímetros

Preparador José Rubens D'Elia ensinou como "crescer" com exercícios.

Uma boa sessão de alongamento é capaz de “aumentar” sua altura em até 2 centímetros. Isso porque durante o trabalho as pessoas costumam ficar muito tensas e curvadas, sem prestar atenção na postura. Vinte segundos de exercício em cada músculo podem ser suficientes para melhorar a aparência e o bem-estar. É importante esticar bem os músculos e o corpo, o preparador físico José Rubens D'Elia e o ortopedista Moisés Cohen. Eles destacaram por que é preciso se movimentar e não ficar sentado, parado ou encolhido o tempo todo.

Alongamento (Foto: Arte/G1) 


 Fonte:g1.globo.com/bemestar
((•)) Ouça essa Postagem

Tríceps, panturrilha e parte interna da coxa são os músculos 'indomáveis'

Educador físico Valmor Tricoli explica diferença entre fibras musculares.

Não adianta: por mais que você se exercite, algumas regiões continuam flácidas. É o caso do tríceps – o famoso "músculo do tchauzinho" –, da panturrilha e da parte interna da coxa. E essa não é uma preocupação exclusivamente feminina ou dos mais gordinhos.
Para fortalecer esses pontos “indomáveis”, o preparador José Rubens D'Elia e o educador físico Valmor Tricoli deram dicas de movimentos. Ao todo, uma pessoa tem cerca de 660 músculos, que costumam ser mais "puxadores" que "empurradores".
Músculos (Foto: Arte/G1)


Segundo Tricoli, as pessoas começam a perder massa muscular após os 30 anos e acumular gordura nesse espaço. Isso porque os músculos vão se atrofiando se não exercitados.
O tríceps é mais difícil de ser “domesticado” e, quando carrega muito peso, dói mais que o bíceps, por exemplo. Por isso, é preciso acostumá-lo ao movimento.
A parte superior, em geral, é menos treinada que a inferior, motivo pelo qual se torna mais sensível. A dor ou queimação, segundo Tricoli, não é sinal de que a área está machucada, e sim que está praticando algo novo. Portanto, não há perigo: apenas faça um intervalo para que esse "lixo metabólico" seja processado.
Já a parte interna da coxa, cujo nome oficial é músculo adutor, acaba fazendo com que uma perna encoste na outra na hora de andar de shorts ou minissaia, no caso das mulheres. Algumas, além da malhação, apelam para drenagem linfática na tentativa de enrijecer o local, que junto com o bumbum e a barriga forma o centro da atenção corporal feminina.
A panturrilha é importante para o sistema circulatório, tanto que é considerada o “coração de baixo”, pois ajuda no trajeto de volta do sangue das pernas para o músculo cardíaco. Para aumentar a massa e a resistência dela, alguns optam por andar de bicicleta, correr, “puxar ferro” ou subir escadas.
Todos esses músculos são difíceis, mas não impossíveis de serem transformados. A recomendação é mexê-los repetidas vezes, e não precisa ser na academia. O indicado é que atividades de força, como musculação, sejam feitas após a puberdade: 13 anos para as meninas e 15 para os meninos. E a competição nesse caso não deve ser estimulada para não causar lesões, de acordo com o educador físico.
Dependendo da profissão de cada um, o trabalho já é um treino e tanto para braços e pernas. Outra maneira de evitar que os músculos “balancem” é fazer natação ou se exercitar usando garrafas PET, como mostrou D’Elia durante o programa.
Três séries de 15 a 20 repetições são o ideal. O consultor também deu dicas de movimentos com uma bola para tonificar a parte interna da coxa. Em seis semanas, os resultados começam a aparecer.

Tipos de músculos
A musculatura lenta, de cor mais avermelhada, é menos elástica e aguenta menos peso. É o grupo em que as costas se encaixam.

A rápida, por sua vez, é mais esbranquiçada, elástica e resistente ao peso. Mas, assim que usada, se cansa. É o caso do tríceps.
A panturrilha e a região interna da coxa são um misto dos dois tipos de fibras, que podem se comparar a um espaguete.
 

Fonte:g1.globo.com/bemestar
((•)) Ouça essa Postagem

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pílula Anticoncepcional

Pílula deve ser tomada no mesmo horário e não protege contra DST
Há 50 anos, a pílula anticoncepcional chegava ao mercado para provocar uma revolução sexual. Com ela, as mulheres se sentiram mais seguras para fazer sexo sem se preocupar com uma possível gravidez.
Mas, mesmo depois de tanto tempo, ainda surgem dúvidas sobre o uso correto desse contraceptivo, quais efeitos ele tem sobre o corpo, se há contraindicações e o que ocorre quando se esquece de tomá-lo.
Para responder a todas essas perguntas, e também falar sobre ciclo menstrual, pílula do dia seguinte e métodos alternativos, o ginecologista e consultor José Bento.
Pílula (Foto: Arte/G1)
Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46% dos nascimentos no país não são planejados. E o que a pílula faz é “enganar” o funcionamento do corpo, simulando uma gravidez por meio de hormônios.
José Bento disse que a pílula deve começar a ser tomada, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação, e já faz efeito a partir daí. Entre a população feminina geral, menos de 10% apresentam efeitos colaterais por causa do comprimido, que também evita endometriose, cistos e câncer no ovário, miomas e infecções genitais, além de melhorar a pele, o cabelo e o inchaço típico dessa fase. Já antibióticos, atidepressivos e remédios para convulsão podem prejudicar a absorção dos hormônios e diminuir o efeito do anticoncepcional.
Caso a mulher não se adapte à pílula, pode escolher outros métodos. Porém, a tabelinha, o coito interrompido e a análise do muco cervical não são considerados seguros. Camisinha, dispositivo intrauterino (DIU), anticoncepcionais injetáveis ou adesivos podem ser opções.
De acordo com o especialista, o tipo injetável condensa uma cartela inteira em uma única ampola – e o conteúdo é liberado todo dia um pouco. Um problema dessa técnica pode ser uma maior irregularidade menstrual.
A pílula do dia seguinte, destacou José Bento, só deve ser usada em casos de emergência, como estupro e camisinha estourada. A recomendação é tomá-la até 72 horas após o ato sexual, e a proteção chega a 95%.

Ciclo menstrual
O ciclo da mulher é determinado por hormônios produzidos na glândula hipófise e nos ovários, que têm milhares de óvulos armazenados em folículos.

Nos primeiros dias, durante a menstruação, a hipófise libera o hormônio FSH, que estimula os folículos a crescerem e amadurecerem.
Um desses folículos se destaca e libera estrogênio, que induz a hipófise a secretar outro hormônio, o LH, responsável por liberar – lá pelo 14º dia – o óvulo, que começa a descer pela trompa em direção ao útero.
Após a ovulação, a progesterona faz com que o útero fique ainda mais espesso e aveludado, aguardando a chegada do óvulo, o que pode ocorrer próximo do vigésimo dia.
É nessa época que, se fecundado por um espermatozoide, o óvulo se fixa no útero. Caso isso não ocorra, o corpo o absorve e, então, desce a menstruação, resultado desse revestimento do endométrio (mucosa da parede uterina).

Dicas para tomar a pílula corretamente
- Tenha disciplina: ingira o comprimido todo dia no mesmo horário
- Coloque o celular para despertar
- Associe esse hábito a uma rotina, como tomar água ou abrir uma gaveta do guarda-roupa
- Tenha duas cartelas, uma em casa e outra na bolsa, para tomar sempre na mesma hora

É bom lembrar que esquecer o anticoncepcional um único dia já quebra todo o mecanismo de proteção contra a gravidez. Se você não lembrou num dia, tem até 12 horas para tomar. E, quanto maior o esquecimento, maior o risco.
Junto com a pílula, use sempre camisinha, que é a dupla proteção contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST) recomendada pelo Ministério da Saúde. Sozinho, o comprimido não protege contra DSTs.
O homem também deve se preocupar com os métodos contraceptivos. Portanto, perguntar para a parceira se ela toma pílula não é risco de perdê-la, pelo contrário: é uma forma de valorizar a relação.
 
Fonte:g1.globo.com/bemestar
((•)) Ouça essa Postagem

Cérebro demora 20 minutos para registrar que estômago está cheio

Quando estamos com muita fome, o primeiro impulso é comer tudo o que vem pela frente e repetir em seguida – sem falar na sobremesa. O problema é que o cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar que o estômago está cheio. Portanto, quanto mais rápido você se alimentar, mais tenderá a comer e a engordar.
Para explicar os mecanismos da fome e da saciedade, o endocrinologista Alfredo Halpern e a psiquiatra e especialista em transtornos alimentares Adriano Segal.


Fome e saciedade (Foto: Arte/G1)
Segundo eles, a ordem dos alimentos pode influenciar nesse processo, por isso é melhor começar pela salada. E é importante controlar a ansiedade para não abusar na quantidade de comida. Outras dicas são: mastigar bem, olhar para os alimentos antes e planejar o que comer.
O programa propôs um teste com uma família durante dois dias: os participantes deveriam esperar pelo menos 20 minutos antes de repetir o prato. Na enquete do nosso site, 65% dos que puseram o autocontrole à prova conseguiram aguardar 20 minutos e não se servir mais. Outros 22% não aguentaram esperar esse tempo mínimo e repetiram; e 13% esperaram e repetiram, porque a fome continuou.


Alguns alimentos que aumentam a sensação de saciedade são: 
- Abobrinha
- Berinjela
- Alface
- Laranja
- Mamão
- Banana


 Fonte:g1.globo.com/bemestar ((•)) Ouça essa Postagem

As 7 dores que não podem ser ignoradas

A Pior Dor de Cabeça da Sua Vida - Dor na lombar ou entre as escápulas - Fortes dores abdominais - Dor nas panturrilhas - Queimação ou formigamento nos pés ou pernas - Dores difusas, vagas, sem explicação


dor de cabeça, dor lombar, dor no corpo
 Dor de cabeça, dor lombar, dor no corpo

O sistema de dor é um sistema de defesa do organismo, como diz a expressão “mal necessário”. Ninguém quer ter dor, mas é a maneira do corpo obter a atenção quando algo está errado. Veja quais os tipos de dores que requerem imediata atenção médica.
 
N. º 1: A Pior Dor de Cabeça da Sua Vida
A pior dor de cabeça na vida da pessoa requer uma consulta médica rapidamente, pode ser algo simples como um resfriado forte ou uma sinusite, mas pode ser também uma hemorragia cerebral, aneurisma cerebral, meningite ou tumor cerebral. Dores com piora progressiva ao longo dos dias, dor de cabeça com a presença de febre, dor de cabeça e desmaio, ou associado a perda de força, perda visual, devem todas ser avaliadas prontamente por um médico.


No. 2: dor ou desconforto no peito, garganta, mandíbula, ombros, braços, ou Abdómen
Dor no peito pode ser uma pneumonia mas poderia ser um ataque cardíaco. Algumas vezes doenças cardíacas tipicamente aparecem como desconforto, e não dor. O desconforto associado com doenças do coração também pode estar na parte superior do tórax, pescoço, mandíbula, ombro esquerdo ou braço, ou abdômen e poderá ser acompanhada por náuseas. Muitas vezes as pessoas interpretam erradamente sintomas como azia ou desconforto gástrico.
Pode haver um padrão de dor ou desconforto relacionados à excitação, sobrecarga emocional, ou esforço físico. Por exemplo, se você tem dor no peito ao caminhar rapidamente mas ela vai embora quando você se sentar, isto pode ser uma angina.

N. º 3: A dor na lombar ou entre as escápulas
Na maioria das vezes a lombalgia é originada de uma sobrecarga osteomuscular da coluna lombar, mas se a dor é muito aguda pode ser de umacrise de cólica renal. A dor entre as escápulas do ombro pode ser de uma dissecção aórtica (rompimento da artéria aorta), que pode aparecer como uma dor súbita e lancinante. Pessoas que estão em maior risco para condições que podem alterar a integridade da parede do vaso como pressão arterial elevada, uma história deproblemas de circulação, tabagismo, e diabetes.


N. º 4: fortes dores abdominais
Ainda tem o seu apêndice? Não flerte com a possibilidade de uma ruptura. Problemas na vesícula biliar e pâncreas, úlceras estomacais e bloqueios intestinais são algumas outras possíveis causas de dor abdominal que necessitam de atenção.


N º 5: Dor nas panturrilhas
Uma das causas menos conhecidas pelapopulação é a trombose venosa profunda (TVP), um coágulo sanguíneo que pode ocorrer nas veias profundas da perna. Ela afeta 2 milhões de americanos por ano, e pode colocar a vida em risco. O perigo é que um pedaço do coágulo pode se soltar e causar embolia pulmonar [um coágulo no pulmão], que pode ser fatal. Câncer, a obesidade, imobilidade prolongada, repouso ou viagem de longa distância, gravidez, idade avançada estão entre os fatores de risco. Se você tem inchaço e dor na sua panturrilha, consulte um médico imediatamente.


No. 6: Queimação ou formigamento nos pés ou pernas
Quase um quarto dos pacientes que têm diabetes são diagnosticados com a neuropatia periférica. É uma sensação de queimação ou alfinetes, agulhadas nos pés ou pernas que podem indicar uma alteração dos nervos periféricos.


N º 7: Dores difusas, vagas, sem explicação
Diversos tipos de dores e sintomas físicos são comuns na depressão, os pacientes podem ter queixas vagas de dores de cabeça, no corpo, dor abdominal, dor nos membros ou, por vezes todas juntas. Porque a dor pode ser crônica e não terrivelmente incapacitantes, as pessoas deprimidas, suas famílias e profissionais de saúde podem desprezar os sintomas. Além disso, quanto mais você está deprimida, é maior a dificuldade que você descreve os seus sintomas. Outros sintomas devem estar presentes antes de um diagnóstico de depressão pode ser feita. Obtenha ajuda se você se encontra desanimado, triste, cansado, ou perdeu o interesse nas coisas. Não sofra em silêncio quando algo está doendo, procure um tratamento médico.



Fonte:cefaleias.com.br ((•)) Ouça essa Postagem

terça-feira, 26 de julho de 2011

Massagens ajudam a superar a dor da perda de um ente querido

Um estudo publicado na edição de abril do “Journal of Clinical Nursing” revelou que receber massagens suaves nas mãos e nos pés pode ajudar a superar a dor e o estresse da morte de um ente querido. Avaliando 18 pessoas com idades entre 34 e 78 anos e que haviam perdido um familiar próximo com câncer, pesquisadores suecos descobriram que sessões semanais de 25 minutos de massagem nas mãos ou nos pés por dois meses poderiam ser benéficas para aqueles que precisam de consolo em um período de luto.

A análise das respostas dos participantes em entrevistas de 60 minutos realizadas antes e após o programa de massagens indicou benefícios consideráveis dessa prática. Apenas um dos pacientes continuou tendo problemas emocionais após o programa, mas isso ocorreu por causa da morte de outro familiar próximo.

De acordo com os pesquisadores, a massagem firme e suave ativa os receptores do toque, que liberam oxitocina, um hormônio conhecido por seus efeitos positivos no bem estar e no relaxamento. O estudo concluiu que as massagens proporcionam contato físico e proximidade, ajudando a diminuir a sensação de vazio e de solidão que as pessoas sentiam. Os participantes do estudo também declararam que a massagem ajudou a equilibrar a necessidade do luto e a necessidade de se adaptar à vida após a perda de seu parente. 
 
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

Repouso pós-massagem

oferta de Sallon Hair & Beauty Passo Fundo
 
Nas massagens onde se utiliza pressão profunda sobre os tecidos moles, normalmente quando o paciente possui nódulos ou contraturas sensíveis e dolorosas, é necessário um período de repouso pós-massagem.

Normalmente de 1 à 2 dias. É comum a pressão psicológica, principalmente no trabalho profissional, e muitas pessoas não dão a si mesmos a possibilidade de tratamento adequado, principalmente quanto ao tempo de descanso.
Repouso é quase sempre necessário para se ter uma reação por parte do corpo e assim uma completa recuperação. Logo após a massagem terapêutica, muitos pacientes diante da melhoria do quadro de dor, voltam imediatamente às atividades físicas normais, o que pode gerar contração excessiva e uma resposta negativa por parte do tecido afetado. Não se enganem com a sensação de bem-estar pós massagem profunda, achando que já está tudo bem. Repouse!
 
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

Massagem – Uma Terapia de Resultado

http://www.saudenoclique.com.br/wp-content/uploads/2011/05/1268136162_79416366_1-MASSAGEM-RELAXANTE-MASSAGEM-AYURVeDICA-LANNAI-ESTeTICA-E-DERMATOLOGIA-Pinheiros.jpg
 Estimula o corpo, acalma a alma. Esses são os resultados da massagem, que tem se mostrado eficaz em várias áreas, desde melhorias na saúde, como em problemas de coluna, até na área estética. Neste setor, a massagem tem ampliado bastante sua atuação, com métodos que ajudam a reduzir a celulite, eliminam gorduras localizadas, ajudam a enrijecer.

A celulite atinge cerca de 90% das mulheres brasileiras, magras ou gordas. A massagem ajuda a desmanchar os nódulos de gordura localizada que formam a celulite.

A aplicação mais conhecida da massagem é no tratamento de dores de coluna. Com esta finalidade, um método ainda não muito difundido no Brasil, mas que vem conquistando diversos apreciadores, é a quiropraxia (em grego, quiro é mão, e praxia é prática), que tem a proposta de tirar as dores com as mãos.

A quiropraxia busca aliviar a dor e reequilibrar o organismo. Sua aplicação é indicada principalmente para problemas nas articulações, nos músculos e nas costas. E bastante recomendada para problemas na coluna vertebral, como lombalgia, ciática ou hérnia de disco.

O quiropraxista tem um conhecimento avançado da fisiologia do organismo para diagnosticar o mal que aflige o paciente. O profissional faz a avaliação e, se for o caso, encaminha a pessoa para um médico.

Esse trabalho de ativar a energia pode ser feito em várias partes do corpo, com todas as pessoas, mesmo que sejam bebês.

Um exemplo disso é a Shantala, massagem feita pela própria mãe no bebê para energizá-lo e transmitir carinho, amor e segurança. Para a técnica é preciso deixar o ambiente tranqüilo, preferencial- mente com meia-luz e uma música instrumental de fundo.

Sentada no chão, a mãe coloca a criança nua sobre as pernas, passa um óleo nas mãos e começa pelos pés, subindo pelas pernas, mãos, até chegar ao tronco.

Depois vem o rosto, passando as mãos suavemente pela face, queixo e testa.
No final, se o bebê não adormecer, é bom dar-lhe um banho, para ele acabar de relaxar e dormir.

Massagens na coluna, no pescoço, no corpo todo. Massagem até na sola do pé. Esta técnica, chamada de reflexologia, considera que os pés têm várias zonas de reflexo, pontos nervosos que se relacionam com os órgãos internos.

Assim, cada ponto massageado ativa os respectivos órgãos, e uma massagem completa na sola do pé fortalece o organismo. Se há uma situação específica de um órgão afetado, pode-se concentrar a massagem no ponto referente para promover sua melhora.

Durante a massagem a pessoa deve avisar se sentir algum ponto dolorido, para que o profissional possa identificar a origem. Para melhorar os resultados, o paciente pode ativar os pontos pisando descalço, na areia da praia logo pela manhã ou em pedrinhas usadas em aquário, depois de deixá-las passar a noite ao ar livre.

Mais do que uma simples massagem, a automassagem, também conhecida por do-in, é uma forma de se conhecer melhor. A técnica consiste em massagear determinados pontos, nos braços, mãos, pernas, membros superiores e inferiores, cada um deles relacionado a um tipo de doença ou dificuldade do organismo.

Você pode começar com um creme hidratante ou óleo para massagem. Inicie pelos pés, tornozelos, suba pelas pernas, sempre de baixo para cima, e com movimentos circulares. Deixe as mãos bem umedecidas para que deslizem facilmente.

O momento após o banho ou antes de dormir é bastante indicado para a auto-massagem. É bom escolher uma hora tranqüila, num local onde não será incomodado, para poder massagear cada ponto por três minutos, pelo menos.

Alguns pontos indicados:
Pulso — melhora a circulação.
Meio dos seios — contra ansiedade.
Lado de dentro dos pés — melhora tensão na coluna.
Ponta dos dedos da mão — acalma.
Cabeça, couro cabeludo, da testa para a nuca — contra estresse.
Orelhas — acalma.

Nem só com as mãos são feitas as massagens. Há uma técnica que usa pedras aquecidas, que ajudam a relaxar a musculatura e a energizar o organismo.

Se quiser experimentar, escolha pedras escuras e bem lisas. Mergulhe-as em água quente. Quando estiverem aquecidas, mas não quentes demais, para não queimar a pele, deite de bruços. O massagista vai espalhar óleo nas suas costas e colocar 5 pedras ao longo de cada lado da coluna, fazendo movimentos circulares com cada uma. 
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

Os efeitos positivos da massagem


 Com o avançar da idade existem certas mudanças inevitáveis no organismo humano, as causas e as conseqüências destas mudanças e muitos de nós observamos com atenção o evoluir de vários sinais de envelhecimento. Variados e de grau diferente em intensidade os muitos problemas musculoesqueléticos relacionados com o envelhecimento, podem ser, desde as dores e afecções artríticas de pouca gravidade, a osteoporose e fraturas.
A massagem para os idosos proporciona todos os benefícios já conhecidos pelos mais jovens, em particular a massagem para os idosos é ainda mais eficaz devido aos desafios tanto emocionais quanto físicos que os idosos experimentam com a terapia.
A grande maioria dos idosos é sedentário, muitas vezes por dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios. Porém, a massagem suave, mas estimulante, traz alguns dos resultados que seriam conseguidos através somente de atividades físicas.

Estudos confirmam que o contato social é um componente chave da saúde e felicidade da melhor idade. O isolamento é um poderoso fator de risco para aqueles que já têm a saúde comprometida. O contato periódico entre o massoterapeuta e o paciente, pode ser parte significativa desta rede de necessidades que o idoso necessita. O idoso sabe que pelo menos uma vez por semana ele ou ela receberá atenção totalmente focalizada ao seu cuidado individual, ele se sentirá único e valorizado.
O profissional massoterapeuta deve ter um interesse verdadeiro na vida dos pacientes idosos, participar do restabelecimento de deficiências físicas e desta forma ser convidado a ingressar no mundo dos idosos, tratando-os com dignidade, não importando suas excentricidades ou circunstâncias. E principalmente proporcionar a eles todos os benefícios de uma massagem.
Não se pode esquecer que com a idade advêm mudanças fisiológicas que atrapalham o idoso em sua rotina, reduzindo a sua autonomia e conseqüentemente a sua qualidade de vida. Que alterações são essas?
- Redução dos reflexos;
- Perda de massa muscular e diminuição de contração muscular;
- Depressão;
- Sensação de abandono e rejeição;
- Pouca motivação;
- Imobilidade forçada;
- Carência de apoio social;
- Perda da atividade motora;
- Perda da capacidade de assegurar os seus cuidados básicos;
- Incontinência urinária e/ou fecal;
- Alterações metabólicas (osteoporose, desequilíbrio eletrolítico).

E o que a massagem pode proporcionar para a melhor idade?
- redução do estresse;
- relaxamento;
- alívio de dores musculares;
- auxílio na circulação sanguínea;
- contato social;
- melhora no sono;
- aumento da amplitude da mobilidade articular;
- bem estar.

Há os recursos técnicos que oferecem benefícios muitas vezes espetaculares. Os tipos de massagem mais usuais são:
- A drenagem linfática: pode aliviar dores ocasionadas por edemas nos membros inferiores.
- A massagem de relaxamento: auxilia nas dores musculares, proporcionando ao idoso momentos de melhor disposição física e psicológica.
O massoterapeuta ou fisioterapeuta, conforme os casos que se apresentem, poderá sugerir algumas atividades, exercícios físicos e uma alimentação equilibrada que irá auxiliar o paciente a ter uma melhor qualidade de vida.
Os resultados positivos de uma massagem comprovam que o contato direto do profissional com o paciente vai muito além das necessidades físicas e sim, das psicológicas. O bem estar e auto-estima do paciente aumentam, conseqüentemente ele se sente muito melhor com os cuidados a atenção que recebeu. E, portanto, mente saudável corpo saudável.

Fonte: American Massage Therapy Association (AMTA)
((•)) Ouça essa Postagem

Massagem e o estímulo sexual


Certamente técnicas de massagem têm sido usadas durante incontáveis séculos como meio de estimulação sexual. De fato, as manobras têm pouca influência nesse sentido, o que difere, nesse sentido, são as regiões do corpo massageadas. A estimulação da pele de diversas partes do corpo (zonas erógenas) pode produzir estimulação sexual.

Essas regiões são todas as áreas genitais, nádegas, parte interna da região das coxas, mamas, pescoço, e muitas áreas da face. A estimulação sexual não é um simples reflexo que depende apenas de estimulação dessas áreas do corpo. É tanto um processo psicológico como físico: a estimulação sexual ocorre na mente.

O objetivo da massagem relaxante ou terapêutica não é o estímulo sexual, e é por isso que muitas zonas erógenas devem ser cuidadosamente evitadas.

Agora um parênteses,toda forma de terapia que usa o toque, pode despertar pontos de prazer erótico no corpo, porém não é o foco e sim apenas uma consequência do tocar, o bom profissional sabe administrar isso com respeito.

Massagem não está sempre associada ao prazer sexual. Esta sempre relacionado ao bem estar do corpo e consequentemente da mente.


Fonte:equilibriummassagens ((•)) Ouça essa Postagem

Dica de Massagem Erótica


 MASSAGEM NO CENTRO SP
Massagem estimula pontos eróticos do homem e da mulher

A Folha Online explica que não é necessário conhecer nenhuma fórmula mágica para atrair a atenção do parceiro, mas conhecer algumas técnicas de massagem erótica pode ajudar a melhorar o relacionamento.

Indicada para mexer com a libido, essa massagem estimula os pontos eróticos. É uma ótima idéia para casais que queiram melhorar o desempenho sexual ou sair da rotina. A massagem erótica estimula.

Veja estas dicas: só com o toque dos dedos, exercendo uma pressão suave, esparrame um óleo essencial que, além de fazer a mão deslizar melhor, causa excitação. O corpo humano é uma caverna cheia de segredos. Se não souber tocar não vai saber desvendar. Por isso o toque é tão importante.
No homem, os pontos mais sensíveis ficam na região abdominal e nas costas, acima do cóccix. Na mulher, a região de maior sensibilidade é a peitoral, a pubiana e a nuca. A massagem atinge o corpo todo, mas esses são os pontos principais.
Mas a massagem vai além do conhecimento dos pontos eróticos do corpo. Os outros sentidos olfato, audição e visão também são importantes neste jogo. Tudo fica mais intenso quando um ambiente mais erótico é criado. Use óleos aromáticos, música e roupas que tenham cores que estimulem a libido.
Prefira o laranja, o vermelho e o azul nas roupas. Evite o amarelo, que isola demais, o rosa, que causa apatia, e o branco, que não é indicado para momentos de erotismo. O preto pode ser usado somente nas roupas íntimas ou nos acessórios.
"O resultado da massagem pode ser melhor quando os dois aprendem. Só que o homem é mais fechado porque acha que isso altera a masculinidade dele, mas ele não deixa de ser homem por saber tocar uma mulher na cama."

Uma boa combinação para massagem erótica, principalmente para aqueles que visam prolongar seu prazer sexual, é a aplicação da técnica de respiração utilizada no tantra yoga, com o toque manual em pontos específicos do corpo, muito explorados pelo do-in, inclusive. Essas práticas são extremamente prazerosas, além de funcionar para pessoas com problemas sexuais como frigidez, ejaculação precoce e libido em baixa.
Dois pontos considerados estratégicos para aquelas pessoas que queiram experimentar a massagem erótica em seu parceiro são o tornozelo e, quando a massagem estiver mais "quente", a região entre o ânus e o escroto, parte mais erógena no corpo do homem. Existem muitos adeptos desse tipo de massagem que não conhecem técnicas específicas, mas, mesmo assim, arriscam e ativam um desejo sexual muito maior em suas parceiras. Ele pode não saber, mas o que faz é utilizar a técnica de digitopressão, ou seja, pressionar pontos do corpo com o polegar para estimulá-los e conseguir o que se deseja, relaxando e despertando a libido ao mesmo tempo. É muito prazeroso explorar os ombros, o abdômen e a planta dos pés. Na barriga, juntar massagem com beijos, carícias com a língua, com as unhas.

Existem formas variadas de fazer isso. Na massagem tântrica, a troca de energia através do toque é essencial, já na sensual, você pode usar alguns acessórios e artifícios. Por fim, a massagem erótica traz a possibilidade de uso do corpo todo para satisfazer o parceiro.


A massagem ajuda a despertar novas zonas erógenas tanto nas mulheres quanto nos homens. Além de sair da rotina e promover o auto-conhecimento, ela contribui para explorar o corpo do parceiro e renovar os vínculos amorosos. 


Fonte:equilibriummassagens ((•)) Ouça essa Postagem

5 formas de contato que fazem bem a saúde

Eis a dica de um medicamento barato e gostoso que pode lhe trazer muitos benefícios: contato. Quer seja um aperto de mão, um grande abraço ou uma massagem, o toque tem a capacidade de baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca e aumentar a função imunológica bem como aliviar a dor. Quer melhor jeito de ficar saudável, para não mencionar mais feliz e menos ansioso? Então, aqui vai uma lista de várias formas para você explorar esse remédio natural:


1 – Receba uma massagem
Massagens, por mais rápidas e simples que sejam, ajudam a relaxar. Não é apenas uma sensação mental: os músculos massageados relaxam, a frequência cardíaca diminui, a pressão arterial elevada cai, e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caem. Neste estado relaxado, seu corpo é capaz de se “recarregar”. O resultado: um sistema imunológico reforçado.


O hormônio cortisol suprime a resposta imunológica, então tudo o que aumenta o relaxamento provoca a restauração da resposta imunológica do seu corpo. Recentemente, pesquisadores mediram a função imunológica em adultos saudáveis que receberam uma massagem de 45 minutos. Os massageados tinham mais glóbulos brancos, incluindo as células que “matam” invasores, e ajudam o corpo a combater vírus e bactérias, e menos tipos de citoquinas inflamatórias associadas a doenças autoimunes.


2 – Abrace muito
O ato de abraçar inunda nossos corpos com ocitocina, o “hormônio do amor”, que faz as pessoas se sentirem seguras e confiarem mais nos outros, além de reduzir os níveis de cortisol e o estresse. Mulheres que recebem mais abraços de seus parceiros têm níveis mais altos de ocitocina e pressão arterial e frequência cardíaca baixas. E nem precisa ser de um parceiro: um abraço de qualquer pessoa que você goste funciona. Pesquisadores já testaram: quem recebe abraços da mamãe também tem menores níveis de cortisol.


3 – Ande de mãos dadas
Segurar as mãos de alguém que você gosta é extremamente calmante. Pesquisadores descobriram isso quando administraram ressonância magnética funcional em 16 mulheres casadas. Eles “mentiram”, dizendo que elas poderiam sentir um leve choque. A ansiedade resultante fez com que a atividade cerebral das mulheres “enlouquecesse”. Mas quando as mulheres deram as mãos a um dos pesquisadores, essa resposta de estresse diminuiu, e quando elas seguraram as mãos de seus maridos, realmente se acalmaram.


Segundo os cientistas, houve uma mudança qualitativa no número de regiões do cérebro que não estavam mais reagindo à sugestão ameaçadora. Quando você está em um relacionamento feliz, apertar as mãos do parceiro reduz a atividade relacionada ao estresse em uma área do cérebro chamada hipotálamo, o que reduz os níveis de cortisol no sistema, assim como na parte do cérebro que registra a dor, realmente diminuindo-a.

4 – Faça sexo

O sexo envolve total contato corporal. Portanto, nos inunda com ocitocina e endorfinas, hormônios que nos fazem sentir bem, especialmente emocionalmente. O sexo regular também tem vantagens físicas, possivelmente nos impedindo de ficar doente com frequência. As pessoas que têm relações sexuais uma ou duas vezes por semana têm 30% mais imunoglobulina A na saliva, que combate infecções. E se você não tiver um parceiro fixo, não se preocupe: sexo “solo” também conta. Pelo menos um estudo ligou a masturbação a menor risco de depressão.

5 – Cuide de seu animal de estimação

Se você é proprietário de um animal de estimação, com certeza fica menos tenso quando faz um carinho atrás de suas orelhas. De fato, pesquisas mostram que a pressão arterial das pessoas cai quando eles cuidam de seus cães. Acariciá-los também melhora a função imunológica e alivia a dor, ou pelo menos a percepção da dor. Portanto, não resista quando seu cãozinho lhe rondar querendo atenção: no mínimo, vai fazer muito bem para você.[CNN]

O poder do toque na massagem

O toque, ele aproxima os indivíduos, firma compromissos e é uma forma de comunicação e estreitamento dos relacionamentos humanos (MONTAGU apud VICTOR e MOREIRA, 2004), respondendo de forma positiva ao paradigma vitalista definido anteriormente (LUZ, 1996).

A relação terapeuta-paciente é carregada de grande significação simbólica, inclusive quanto ao contato físico entre ambos, o que necessariamente implica no toque do corpo do paciente. No contexto dodistanciamento atual que se estabelece entre médico-paciente, o paciente tende a ser visto como um objeto de intervenção tecnocientífica e isto é característico da medicina ocidental de alta tecnologia.

A massagem, por seu lado, busca resgatar o toque, o contato físico, a troca energética que se estabelece entre terapeuta e paciente. Segundo Seubert e Veronese (2008), o contato físico é muito importante e é fundamental no desenvolvimento saudável de uma criança. Problemas emocionais podem advir no decorrer de uma vida, quando esta criança foi privada de contato físico e do toque. Para os autores, a massagem pode melhorar a imunidade, acalmar, resolver edemas, reduzir o estresse e liberar endorfinas.

A massagem pode ser definida como um procedimento mecânico-manualaplicado ao corpo para o tratamento de diversos tipos de disfunções. E elatrabalha, entre muitas outras funções, o relaxamento muscular e por estemotivo as pessoas procuram os massoterapeutas para realizar um tratamento.

É fato que a massagem, em toda a sua multiplicidade, traz muitos benefícios ao indivíduo, tanto no aspecto físico quanto no mental e emocional.

Segundo Schneider (1995), a massagem assemelha-se a um belo presente, um gesto de amor e um instrumento de cura, podendo tornar mais eficazes as outras práticas de saúde quando utilizada como terapia coadjuvante.

Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

Equilibrio


Estamos vivendo a era das doenças psicossomáticas, também conhecidas como o mal do século. O que vem acontecendo é a cobrança excessiva de nós mesmos de tudo o que fazemos. Para não entrarmos numa roda gigante de doenças, tanto físicas quanto mentais, o primeiro passo é cuidar de nossa mente.
A começar pela atitude positiva diante da vida, várias atitudes podem se seguir e garantir as ações preventivas para manter a saúde. O otimismo, bom humor e o controle do estresse são tão importantes na longevidade que foram eleitos por pesquisadores americanos para comprovar que pessoas otimistas têm riscos reduzidos de morte prematura em 50%, se comparados às pessoas que tendem a ser mais pessimistas. Uma boa noite de sono também tem influência determinante na saúde. Dormir adeqüadamente, com 7 ou 8 horas de descanso, garante a criatividade e bom humor durante todo o dia. A harmonia familiar e social também é importante para o equilíbrio emocional.
Mas um dos principais responsáveis pelas doenças de estilo de vida ainda é o estresse. Ataques instantâneos de estresse produzem altos níveis de cortisol, que podem prejudicar a função cognitiva e enfraquecer o sistema imunológico. A prática diária de exercícios físicos e o relaxamento mental são fundamentais para controlá-lo. Garantir um relaxamento mais profundo e buscar estabelecer o equilíbrio entre corpo e mente já é o começo.

Os cinco estágios da Pirâmide de Longevidade Kur

- Na base da pirâmide está o equilíbrio emocional. Constituído por pensamentos e atitudes positivas, este estágio é o principal para que todos os outros possam existir. A maneira de pensar não melhora apenas a percepção da vida, mas também o quanto se vive.

- Não fumar e não usar drogas é o próximo estágio para se garantir uma vida maior mais saudável. O fumo é a principal causa de morte evitável e mata mais que aids, acidentes, drogas, suicídios e homicídios juntos. Um quadro nada animador também fica com os dependentes de álcool e outros tipos de drogas.

- Exercícios físicos. Você tem praticado? Além de manter o peso e melhorar diversos aspectos da nossa saúde, os exercícios físicos fazem coisas que nem imaginamos, como a melhora do humor e nossa noção de participação em grupo, uma das mais importantes variáveis para se garantir o bem-estar. Medicinalmente falando, além das sensações acima, a prática regular de esportes físicos faz com que haja maior liberação de serotonina, dopamina e endorfina, substâncias que proporcionam boas sensações físicas e promovem ainda a redução do estresse e melhora da qualidade de vida.

- Como anda sua alimentação? Para continuar a promoção do bem-estar, seguindo a Pirâmide Kur, a alimentação é uma das principais. Saudáveis e equilibradas, as refeições devem ser ricas em carboidratos complexos, fibras e "gorduras do bem", como o Ômega 3 e restrita em sal, açúcar refinado e gorduras ruins como as trans e saturadas. Frutas, verduras, grãos, cereais, alimentos integrais e peixes atuam diretamente na longevidade, reduzindo doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásticas. Outro cuidado que deve ser tomado é a alimentação fracionada, ou seja, sem longos períodos de jejum e feita de uma maneira consciente e tranqüila, mastigando bem os alimentos.

- No topo da Pirâmide está o balanceamento dos microelementos, que são de fundamental importância para que as células tenham os substratos necessários para proceder suas funções de defesa. A carência de vitaminas pode ser responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças. Seguindo estes passos, certamente você estará no caminho de uma vida saudável. Nosso corpo e nossa mente são o resultado daquilo que comemos, de quanto e como nos exercitamos, do ambiente com o qual estamos em contato e, finalmente, daquilo que pensamos. Mas as alternativas apresentadas não podem fazer efeito sem que você esteja disposto a aderir aos novos hábitos e praticá-los no seu dia-a-dia. 



Pensamentos ao vento
"Mais que simplesmente existir, viva.
Mais que simplesmente tocar, sinta.
Mais que simplesmente olhar, observe.
Mais que simplesmente ler, absorva.
Mais que simplesmente ouvir, ouça.
Mais que simplesmente presenciar, entenda.
Mais que simplesmente pensar, reflita.
Mais que simplesmente falar, por favor, diga alguma coisa!"

"O pessimista reclama do vento.
O otimista espera que ele mude. O sábio ajusta as velas."

Pensamentos de John Maxwell
O equilíbrio das emoções nos mostra a força que temos.


" Toda a arte é um problema de equilíbrio entre dois opostos."
Cesare Pavese
A vida é o resultado de como você utiliza seu tempo. 

"A vida,como o amor, é uma busca pelo EQUILIBRIO,entre o que voce pode ter e o que voce tem nas maos."
Andrei Lucas
" A felicidade é o equilibrio entre a vergonha e o orgulho... e a supremacia da audácia face ao medo."
Carlota Vimeiro
A paz da consciência é o maior de todos os dons. Uma pessoa com a consciência limpa não tem motivos para temer os espectros.
Lin Yutang
"Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade."
Renato Russo
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se."
Soren Kierkegaard
Sê flexivel com equilibrio.
Nonnus
"Aceitar-se como ser humano cheio de limites e fraquezas é acima de tudo, sinal de equilibrio, paz consigo mesmo e felicidade".

Pe. Fábio de Mello 
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

Desbloqueio da energia nervosa


O desbloqueio da energia nervosa consiste em libertar a energia nervosa que está bloqueada ao longo do corpo.

As tensões, o stress, os traumatismos, etc. acabam por bloquear o livre fluir da energia nervosa, obrigando-a a permanecer nos tecidos o que acaba por alterar o funcionamento destes.

Se as tensões, stress, traumatismos, etc. existem, a circulação nervosa faz-se em menor quantidade ficando assim a energia presa ao longo do corpo.

Com o tempo ela acaba por criar disfunções nos tecidos e problemas de saúde.

Exemplos disso podem ser um corpo demasiado tenso, demasiado cansado, com dores generalizadas e difusas não se percebendo bem onde dói, pois dói em todo o lado, alterações no sono, na concentração e na capacidade de interagir com tudo o que se passa à volta da pessoa. Exemplos extremos são a fadiga cronica e a fibromialgia.

Assim é de grande importância desbloquear esta energia para que todo o nosso corpo funcione nas melhores condições.

Há várias técnicas que desbloqueiam esta energia e as causas do seu bloqueio, mas a Técnica de Desbloqueio da Energia Nervosa (que liberta a energia nervosa e os nervos ao longo do seu percurso) é bastante boa, resultando não só num relaxamento mas numa grande leveza e num estado muito mais funcional de todo o corpo.

Ela associada à Libertação MioFascial ou eventualmente à massagem (uma vez que é bastante compatível com estas técnicas) é ótima para libertar tensões, dores generalizadas ou difusas, alterações de sono, cansaço excessivo, dificuldades de concentração, "esgotamento", e muitas outras condições.

Igualmente é ótima para trabalhar músculos espásticos ou trabalhar "músculos mais resistentes" sobretudo quando associada à Libertação MioFascial e a outras técnicas ou terapias.

O seu uso principal é nos músculos espásticos e nos músculos mais resistentes, em dores generalizadas e/ou fibromialgia, no cansaço em excesso e/ou fadiga crónica ou no cansaço normal, em tensões generalizadas, ou mesmo nas tensões que teimam em persistir e das quais muitas vezes se diz que nada mais há a fazer, em desordens de sono, perturbações do sistema nervoso, etc., etc. 

Síndrome dolorosa miofacial.



A síndrome dolorosa miofacial é uma das afecções mais frequentes no sistema músculo-esquelético, no entanto é a menos diagnósticada adequadamente, muitas tecnicas terapêuticas veêm sendo utilizadas, mas é unanime os benefícios da Quiropraxia clínica e terapia manual com desativação de pontos gatilhos. Como definição A síndrome dolorosa miofascial é caracterizada por dor originada em estruturas músculo-esqueléticas, movimentos associados, e reprodução da dor pela palpação de pontos-gatilho bem localizados nos músculos afetados. Pontos-gatilho são definidos como bandas tensas distintas ou nódulos nos músculos afetados, que causam dor localmente e em local distante do sítio de palpação. A síndrome dolorosa miofascial pode ser um distúrbio primário, ou pode ser secundária a outros distúrbios dolorosos, como espondilopatia facetária ou radiculopatia, ou a afecções músculo-esqueléticas de naturezas diversas, como artríticas, neuropáticas ou visceropáticas.árias denominações têm sido utilizadas para essas condições: mialgia, miosite, miofasceíte, miofibrosite, miogelose, fibrosite, reumatismo muscular ou de partes moles e tensão muscular. Apesar de a SDM ser uma das causas mais comuns de dor e incapacidade em doentes que apresentam algias de origem músculo-esquelética, muitos profissionais da área de saúde e doentes não a reconhecem, pois o diagnóstico depende exclusivamente da história clínica e dos achado do exame físico. Muitos destes doentes são
tratados como bursite, artrites, tendinites ou doenças viscerais, sem haver melhora significativa
do quadro clínico.
 fig. ponto gatilho do trapézio.







 

 Fonte:equilibriummassagens;
fisioricardosena.
((•)) Ouça essa Postagem

Massagem nos Pés

Em um mundo onde quase tudo o que fazemos é em pé, correr, caminhar e levantar - nossos pés nos apoiam durante todo o caminho. Embora sendo sufocados em sapatos e meias todos os dias, do qual são restringidos da circulação e o contato do ar. Seja gentil com seus pés e faça uma massagem. Embora as máquinas que fazem massagem nos pés estão se tornando populares, não há substituto para o que genuíno toque humano pode fazer.

Os pés são muitas vezes negligenciados, a melhor maneira de dar a sensação de rejuvenecimento para todo o corpo é massagear os pés. As técnicas de como massagear os pés não têm qualquer benefício médico comprovado científicamente. No entanto, na maioria dos casos, a pessoa massageada se sente muito melhor do que antes.

É preciso que a massagem seja feita por um profissional especializado pois há alguns movimentos que podem causar lesões. Eu vou dar algumas explicações de como massagear os pés logo abaixo. As explicações são projetadas em torno de conceitos diferentes para pessoas, com ou sem meias. Você pode adaptar o seu próprio estilo ou método a medida que progride.

Lembre-se que não há nenhum tipo de massagem que agradará a todos. Esteja ciente dos olhos e as reações faciais da pessoa que você está massageando de modo que você perceba se ela está gostando da técnica específica.

Massagem nos pés:
Encha uma grande banheira com água morna; preencher com sais de Epsom e óleo de eucalipto. Após mergulhar, secar os pés.

Fazer alongamentos básicos com o pé, empurrando a parte superior do pé (dorsiflexão) para o lado oposto ao seu e puxando de volta para seu lado (plantar).

2. Aqueça o pé, esfregando por completo e Aplique loção ou óleo em movimento de varredura. É importante esfregar o pé todo primeiro para aquecer. Se você começar a aplicar a pressão profunda antes de aquecer, existe um maior risco de lesão.

3. Cubra o pé com as mãos e aperte com pressão adequada. Você pode mover para cima e para baixo enquanto segura o pé.

4. Envolva a mão em torno do peito do pé e, em seguida, aplique pressão com seu punho para o lado. Você pode aplicar pressão, empurrando para dentro e para fora ou em movimento circular.

5. Usando o seu polegar e pressão adequada, comece no peito do pé em cada lado. Agora deslize em direção ao calcanhar ao longo das laterais do pé. Há tendões que estão ao longo de cada lado do pé, estes podem ser bons para esticar.

6. Envolva suas mãos em torno do pé na parte da frente, aperte com firmeza e puxe para cima alternando as mãos enquanto você puxa para cima.

7. Gire cada dedo,inicie do maior para o menor.

8. Conclua massageando os pés com movimentos, e delicadamente descanse suas mãos nos pés. 
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

Massagem Facial

Apague as rugas com a massagem facial
Além de ajudar a manter a saúde e a beleza do pescoço para baixo as massagens faciais também podem contribuir muito no combate ás rugas, linhas de expressão e a flacidez da pele do rosto.
Para início de conversa os efeitos relaxantes na musculatura previnem pequenas contrações que acabam marcando o rosto, um mecanismo parecido ao do botox.  Além disso, estimulam a formação de colágeno e reacomoda as  suas fibras o que aporta firmeza.
Também melhora a microcirculação cutânea o que uniformiza a cor, e potencia a atividade metabólica das células da pele. Outro efeito é também certo nível de esfoliação. Para obter estes benefícios, bastam 5 minutos diários de preferência á noite.
Amanhã contamos quais os três os movimentos básicos para aplicar a massagem facial cosmética.
Rugas, beleza facial, massagem facial, linhas de expressão, flacidez
 Rugas, beleza facial, massagem facial, linhas de expressão, flacidez    Rugas, beleza facial, massagem facial, linhas de expressão, flacidez    Rugas, beleza facial, massagem facial, linhas de expressão, flacidez    Rugas, beleza facial, massagem facial, linhas de expressão, flacidez

Massagem facial é usada para aliviar a tensão muscular na face e melhorar a circulação sanguínea e linfática. Aqui estão as instruções sobre como fazer uma massagem facial.

Massagem Facial:

1. Você vai precisar de um óleo de massagem que é adequado para o tipo de pele. Tem uma medida para o óleo de massagem facial . (2,5 ml) para uma colher de chá (5 ml) de óleo deve ser suficiente para uma massagem facial de 5 minutos.

2. Comece na base da garganta, movimente suavemente para cima e para fora, continue com movimentos de deslizamento ao da altura do seu maxilar até à base de suas orelhas, então movimentos circulares sobre suas bochechas e nas orelhas e ao redor dos seus lábios.

3. Toque levemente ao redor dos olhos com as pontas dos dedos, começando na borda externa para a interna.

4. Em seguida, comece no centro de sua testa, use movimentos ascendentes e trabalhe com as duas mãos, terminando com movimentos circulares sobre sua têmpora.

5. Repita todo o procedimento por 5 vezes. Não há necessidade de limpar, o óleo deve ser completamente absorvido pela pele.

Óleo de nutrição da pele pode ser usado como óleo de massagem facial hidratante para todos os tipos de pele, exceto para muito oleosa, queimada, e com couperose.

Se feito regularmente, a massagem facial vai aumentar a circulação e retenção de umidade – ótimo para a pele durante o duro inverno seco - resultando em uma pele lisa e brilhante. 


Fonte:equilibriummassagens ((•)) Ouça essa Postagem

A Importância do Toque na Massoterapia

No mundo em que vivemos, o nosso corpo perdeu o conhecimento de como é o relaxamento e assim muitas pessoas não estão conscientes de como o estresse as afeta fisicamente e nem do que a massagem pode fazer por eles.

Na nossa sociedade a massagem tem sido vista como um luxo, mas na verdade ela é uma poderosa aliada para nos livrar do estresse e na recuperação da nossa saúde e do nosso bem estar.

A maneira como suprimos os sentimentos e as emoções é contraindo toda nossa musculatura. Estas tensões não sendo liberadas tornam-se crônicas, ficando os músculos em permanente tensão, criando rigidez no corpo e bloqueios à livre circulação dos fluidos corporais. Acumulando toxinas e resíduos celulares, acabarão por resultar em problemas corporais em maior ou menor grau de saturação.

Nos relacionamentos, na cura de doenças, o contato físico é um instrumento poderoso para uma vida melhor. O toque transmite amor, consciente ou inconscientemente, e pode desencadear alterações metabólicas e químicas. Em pesquisas realizadas sobre o toque, acredita-se que crianças que possuem a síndrome de Down começam a andar mais cedo quando recebem uma grande quantidade de abraços, toques e afagos maternais/familiares, provenientes de todos que as cercam . Alguns médicos empregam o roçar, ou qualquer técnica de estimulação sensorial, em pessoas com paralisias, para estimular espasmos e induzir a uma atividade muscular mais normal. Há relatos que, em mulheres em trabalho de parto, o contato físico torna as contrações mais toleráveis e diminui a necessidade de analgésicos e anestésicos . Numerosos experimentos mostram que o contato físico é eficiente, tanto dado quanto recebido. Mostram ainda, que nesta era de drogas miraculosas, amor, carinho e ternura são complementos importantes ao tratamento.

Os ferimentos traumáticos podem ser melhor tratados com todos os tipos de contatos físicos. Como exemplo, temos massagens que atuam revigorando células, tecidos e músculos. Os médicos afirmam que o contato físico, o toque e a massagem são aspectos importantes da reabilitação para qualquer caso. Ao tocar ou massagear, contribui-se para promover a tranqüilidade, o relaxamento, e o encorajamento do “espírito”, de modo que o corpo reaja e a sua dor ou a recuperação seja proporcionada.

A estimulação tátil e as emoções podem controlar a endorfina , o hormônio natural que alivia a dor, e assim proporcionar bem-estar . O contato físico, o toque, reduz o impulso da dor que vai para o cérebro, proporcionando outras sensações que o bloqueiam .

Usada como relaxamento a massagem permite reduzir as tensões que provocam dores, cansaço, noites mal dormidas, etc. Aumentando assim a capacidade de se enfrentar o dia-a-dia e suas exigências. Ela ativa a circulação e ajuda a eliminar toxinas, reduz o desconforto físico, alivia as dores, induz uma sensação de bem estar, assim como estimula o sistema imunitário.

A massagem, como agente do toque, é cada vez mais reconhecida como uma valiosa prática de cuidado com a saúde . O ato de aceitar alguém pelo que é, em seu corpo, e dele tratar fisicamente, por meio de toques e massagens, pode fazer maravilhas pela auto-aceitação e recuperação motora de uma pessoa, e trás benefícios a todos os níveis.
 

Fonte: equilibriummassagens 
por Wagner S.M. Baptista. ((•)) Ouça essa Postagem

Massagem como tratamento para Transtorno bipolar

O transtorno bipolar pode ser controlado, conferindo melhor qualidade de vida ao portador.

A bipolaridade é uma doença emocional caracterizada por transtornos de humor. O bipolar tem momentos de depressão e outros de euforia excessiva (mania) e é por este motivo que as pessoas consideradas bipolares, até tempos atrás, eram chamadas de maníaco-depressivas.

O problema da bipolaridade é que o humor da pessoa reage de modo incompatível ou exagerado à situação e está sujeito a muitas variações que fogem ao controle, gerando muito sofrimento. Quando o bipolar está na sua fase maníaca, pode extrapolar quanto à noção de riscos e, em momentos de depressão, pode cometer atos extremos ou se retrair, ficar apático, etc., afetando suas atividades normais e rendimento.

Ambas as situações geram conflitos no relacionamento com as outras pessoas, podendo gerar relações desequilibradas, discussões impulsivas, dentre outros. Há também quadros mistos, em que euforia e depressão se misturam numa mesma fase e quadros em que, entre uma fase e outra, a pessoa pode ter um estado de humor normal ou apresentar leves sintomas. Em casos mais graves, estes intervalos não existem e o portador dificilmente levará uma vida dita normal e independente.

A bipolaridade é, muitas vezes, confundida com a depressão, uma vez que os portadores geralmente enfrentam mais momentos depressivos que de mania e o humor elevado é, muitas vezes, associado a um estado de felicidade normal da pessoa. Pode ser confundido também com o déficit de atenção, pela característica em comum de desatenção e agitação; e também com o transtorno compulsivo obsessivo, uma vez que bipolares são auto-exigentes e extremistas. Desta forma, nem sempre o paciente é diagnosticado corretamente e não é raro serem tratados com antidepressivos, o que pode conferir uma melhora no estado depressivo, mas pode acarretar grandes problemas quanto ao estado maníaco, uma vez que potencializa o quadro.

Geralmente o tratamento é feito com estabilizadores de humor prescritos por médicos psiquiatras e acompanhamento psicológico.

A massagem como tratamento é eficaz no campo do relaxamento para pacientes bipolares, o toque de uma boa massagem o conduzirá a boas noites de sono e tranquilidade;combinados com exercícios físicos, boas relações afetivas, hobbies, alimentação saudável e espiritualidade são algumas formas de contribuir para se estabilizar o humor e conferir uma melhor qualidade de vida à pessoa, além da ajuda de amigos e familiares, principalmente no sentido de imposição de limites e compreensão, evitando julgamentos prévios e desnecessários.

Muitos estudos apontam que a bipolaridade é bem freqüente em artistas e pessoas com grande visibilidade, possivelmente pelo temperamento intenso, curioso, criativo, inovador e sensível destas pessoas. Nomes como Fernando Pessoa, Agatha Christie, Virginia Woolf, Cazuza, Axl Rose, Kurt Cobain, Elvis Presley, Janis Joplin, Jimmy Hendrix, Tchaikosvky, Mozart, Robin Williams, Jim Carrey, Marilyn Monroe, Vincent van Gogh, Platão, Isaac Newton, Abraham Lincoln e Ulysses Guimarães fazem parte da lista de bipolares famosos.

Por último, vale ressaltar que o diagnóstico e tratamento só podem ser analisados por profissionais psiquiatras competentes! 
 
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

A Terapia do Abraço


O toque físico não é apenas agradável, ele é também necessário. Abraçar é um instinto e uma resposta natural a sentimentos de afeição, compaixão, carência e alegria, mas abraçar também pode ser um método simples de oferecer apoio, cura e crescimento, com resultados excelentes.

De uma forma séria, o toque terapêutico da massagem, sendo uma forma de abraçar, é reconhecido como uma ótima ferramenta para alívio da dor, depressão, ansiedade, para ajudar bebês prematuros a crescer, para estimular a vontade de viver.

De uma forma mais lúdica podem-se aplicar várias formas e técnicas de abraço, gerando uma forma de terapia.

Associado a técnicas de respiração, alongamentos e relaxamentos podem-se criar sessões em grupo onde a interação e integração tem um papel relevante, divertido e emocionante.

Esta terapia não requer equipamento especial, é portátil, pode ser aplicado em qualquer lugar, é ecologicamente benéfico, é energético e democrático. 
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

As doenças e suas prováveis causas


Segundo a psicóloga americana Louise Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Louise afirma que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece em nosso organismo. “Todas as doenças tem origem num estado de não-perdão”, diz a psicóloga americana. “Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento”. A seguir, tem uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas.

AMIGDALITE – Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
ANOREXIA – Ódio ao extremo de si mesmo.
APENDICITE – Medo da vida. Bloqueio de fluxo do que é bom.
ARTERIOSCLEROSE – Resistência. Recusa em ver o bem.
ARTRITE – Crítica conservada por longo tempo.
ASMA – Sentimento contido, choro reprimido.
BRONQUITE – Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER – Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
COLESTEROL – Medo de aceitar a alegria.
DERRAME – Resistência. Rejeição a vida.
DIABETES – Tristeza profunda
DIARRÉIA – Medo, rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA – Autocrítica, falta de auto valorização.
ENXAQUECA – Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
FIBROMAS – Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.
FRIGIDEZ – Medo. Negação do prazer.
GASTRITE – Incerteza profunda. Sensação de condenação.
HEMORRÓIDAS – Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
HEPATITE – Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
INSÔNIA – Medo, culpa.
LABIRINTITE – Medo de não estar no controle.
MENINGITE – Tumulto interior. Falta de apoio.
NÓDULOS – Ressentimento, frustração. Ego ferido.
PELE (ACNE) – Individualidade ameaçada. Não aceita a si mesmo.
PNEUMONIA – Desespero. Cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA – Problema emocional duradouro não resolvido.
PRESSÃO BAIXA – Falta de amor em criança. Derrotismo.
PRISÃO DE VENTRE – Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES – Medo de absorver a vida.
QUISTOS – Alimentar mágoa.
RESFRIADOS – Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO – Sentir-se vítima. Falta de amor. Amargura.
RINITE ALÉRGICA – Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
RINS – Crítica, desapontamento, fracasso.
SINUSITE – Irritação com pessoa próxima.
TIREÓIDE – Humilhação.
TUMORES – Alimentar mágoas. Acumular remorsos.
ÚLCERAS – Medo. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES – Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem