sábado, 11 de fevereiro de 2012

Crescer depende de genética, sono, dieta, exercício, gênero e fase da vida

Saiba como melhorar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Homens costumam ser até 13 cm mais altos do que as mulheres.

A altura de cada pessoa depende de vários fatores, como genética, sono, alimentação, atividade física, gênero e fase da vida.
Os homens costumam ser até 13 cm mais altos que as mulheres, e à medida que o indivíduo envelhece vai “encolhendo”, por um encurtamento dos ossos e músculos.
Para descobrir se o seu crescimento está adequado ou não, os médicos fazem um raio X da mão e do punho esquerdos, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa imagem, é possível detectar o padrão de maturidade dos ossos, proporcional ao crescimento, uma vez que a altura de cada um está relacionada com seu desenvolvimento ósseo.

Esportes em geral são bons para quem precisa crescer, segundo a pediatra Ana Escobar e o endocrinologista pediátrico Hamilton Menezes. Exercícios aeróbicos, como natação e modalidades coletivas, são importantes para a criança e o adolescente.
A atividade física garante o aumento da capacidade cardiorrespiratória e a distribuição do oxigênio pelo corpo, além de evitar a obesidade, que prejudica o desenvolvimento – os gordinhos crescem antes e mais rápido, mas param cedo e no final ficam baixinhos.
Os médicos não recomendam musculação antes da puberdade. É importante esperar até essa fase, para ter certeza de que o crescimento chegou ao fim. Além disso, crianças e adolescentes têm mais risco ósseo e articular em atividades de alto impacto.


Homens x mulheres
Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer.
No caso das meninas, a puberdade vem aos 15 anos. Depois da menarca, a primeira menstruação, a mulher ganha mais 5 ou 7 cm.
Altura média para homens
Bebê: 50 cm
Criança (5 anos): 1,10 m
Adolescente (12 anos): 1,50 m
Adulto (30 anos): 1,73 m
Idoso (70 anos): 1,70 m
*O “estirão” acontece, em geral, aos 13 anos
Altura média para mulheres
Bebê: 50 cm
Criança (5 anos): 1,10 m
Adolescente (12 anos): 1,53 m
Adulta (30 anos): 1,61 m
Idosa (70 anos): 1,59 m
*O “estirão” ocorre, em geral, aos 11 anos
Calcule a sua altura provável
Há uma conta que as pessoas podem fazer para descobrir qual será sua estatura antes de chegar à puberdade.
Para os meninos:
- Altura do pai em cm + altura da mãe em cm + 13 cm / 2 = altura ideal
Para as meninas:
- Altura do pai em cm + altura da mãe em cm – 13 cm / 2 = altura ideal
Importância do sono
É à noite que a gente cresce. A maior parte do hormônio do crescimento (GH) é fabricada e liberada durante o sono, principalmente na fase REM.
Os médicos indicam um sono de 12 horas (contínuas ou não) para crianças no período de amamentação, até os 2 anos. Dormir bastante nessa fase é normal e ajuda a crescer. A partir daí e durante toda infância e adolescência, dormir 8 horas por noite é suficiente para se desenvolver bem.
Na terceira idade, ficamos mais baixos por causa dos encurtamentos musculares em regiões como a coluna cervical e lombar, o diafragma e os membros inferiores.

Hormônio do crescimento
Quando anoitece, a glândula hipófise (que fica na parte central do cérebro) acelera a produção do hormônio do crescimento. O GH se espalha pelo corpo e estimula no fígado a produção de outro hormônio, o IGF-1.
O IGF-1 atua principalmente na “placa de crescimento”, cartilagem que envolve os ossos e é estimulada a produzir células que os expandam.
O hormônio do crescimento também quebra as células de gordura e libera substâncias que são usadas para fabricar os músculos.
Alongamento e postura errada
Alterações e vícios posturais colaboram para abaixarmos alguns centímetros. Uma boa posição pode fazer alguém “crescer” entre 2 e 4 cm. E os alongamentos são fundamentais para evitar problemas e dores musculares.
O fisioterapeuta Davi Costa elencou três posturas incorretas repetidas no dia a dia. A primeira é quando uma pessoa senta na mesa do escritório com a cabeça projetada para frente (em direção ao computador) e a coluna encurvada para trás, no ângulo de uma roda de bicicleta. Já as costas ficam arredondadas do bumbum até a nuca.
Já em pé, ao apoiar-se em uma das pernas, o indivíduo joga todo o peso do corpo em uma perna, deixando a outra levemente flexionada. A coluna forma um “S” (escoliose funcional). Para corrigir, distribua a carga nos dois pés e fortaleça o abdômen.
O terceiro mau hábito é a postura de cansaço, com a bacia inclinada para frente e os pés em um ângulo de "dez para as duas". Assim, a lombar fica fragilizada. Para endireitar-se, é preciso direcionar os pés para frente e encaixar ombros e cabeça no corpo.


Alimentos que ajudam a crescer
O cálcio é a substância que garante o crescimento saudável e a resistência dos ossos. Também ajuda a prevenir a osteoporose.
Já a proteína é importante para o crescimento dos músculos.
Fontes de cálcio:
- Leite
- Queijo
- Manteiga
- Sardinha
- Espinafre
Fontes de proteínas:
- Carnes
- Peixes
- Ovos
- Feijão
- Açaí
 

Sessão de alongamento pode 'aumentar' altura em até 2 centímetros
 
Uma boa sessão de alongamento é capaz de “aumentar” a altura em até 2 centímetros. Isso porque, durante o trabalho, as pessoas costumam ficar muito tensas e curvadas, sem prestar atenção na postura. Vinte segundos de exercício em cada músculo podem ser suficientes para melhorar a aparência e o bem-estar.
A importância de esticar bem os músculos e o corpo foi tema do programa desta sexta-feira (29), que levou para o estúdio o preparador físico osé Rubens D'Elio e o ortopedista Moisés Cohen, do Hospital Albert Einstein e da Escola Paulista de Medicina. Eles destacaram por que é preciso se movimentar e não ficar sentado, parado ou encolhido o tempo todo.

O alongamento aumenta bastante a flexibilidade, e os resultados ficam nítidos em até um mês. O recomendado é parar no limite da dor, e não ir além para não causar lesões.
Em geral, as mulheres são mais flexíveis. E mais da metade dos pacientes atendidos por Cohen tem problemas de coluna e ombros por sobrecarga.
O médico recomenda o alongamento tanto antes quanto depois dos exercícios, além de manter uma respiração tranquila.


Fonte:http://g1.globo.com/bemestar ((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário