Muitas pessoas pensam que a drenagem está associada apenas ao corpo, para o tratamento de celulite, retenção de líquidos, gordura localizada e recuperação no pós-operatório e desconhecem as maravilhas que a técnica pode fazer pela pele da face.
Os objetivos:
A drenagem linfática facial tem objetivos preventivos, estéticos e terapêuticos, pois estimula o sistema de defesa e as trocas metabólicas, a oxigenação dos tecidos, retira líquidos excedentes, tonifica e contribui para retardar o envelhecimento dos tecidos.
A massagem especializada, que deve ser aplicada somente por profissional qualificado, oxigena a pele, deixando-a mais firme e com mais viço, reduz e suaviza as linhas de expressão, diminui os hematomas e edemas que marcam a face logo após a cirurgia plástica, ajuda no combate a acne e na revitalização facial. Um rosto gordinho pode ‘emagrecer’ com a técnica, se tiver líquido retido, recuperando seu tônus natural.
A técnica:
Todos os toques e manobras da drenagem linfática facial, assim como acontece na corporal, devem ser feitos suavemente. Os movimentos são de deslizamento e bombeamento e têm a finalidade de desobstruir os canais linfáticos, causando sensação de bem-estar e provocando maior eliminação do líquido retido no organismo, através da urina.
A técnica não tem contra-indicação, a não ser para quem sofre de trombose ou problemas renais graves. A cliente não sente nenhuma dor ou desconforto com a massagem.
As fisioterapeutas da Clinica Lume, destacam que o tratamento consiste em duas etapas: primeiro é feita a abertura dos gânglios e ductos principais (pescoço, colo, axilas) e, em seguida, a drenagem propriamente dita, direcionando a linfa com seu conteúdo (toxinas e líquidos retidos) em direção a esses ductos para eliminação.
“Feita com regularidade, a drenagem linfática facial colabora para manter a tonicidade e prevenir o envelhecimento da pele, pois estimula a circulação sangüínea, melhorando a nutrição celular. Os benefícios contemplam todas as idades, inclusive adolescentes, por promover a diminuição da acne, bem como preservando a aparência jovem por mais tempo”, reforça Fabiana L Francisco.
Pós-operatório:
A drenagem linfática facial estimula ainda a função do sistema imunológico local, relaxa os espasmos dos músculos da face e tem um importante papel na recuperação do pós-operatório. Após as primeiras sessões é possível visualizar os aspectos positivos desse tipo de tratamento, com diminuição do edema e uma melhora geral na aparência da pele.
Nos casos de acne e pós-cirurgia plástica, a drenagem facial pode ser feita sobre compressas de gazes umedecidas em loção calmante. Em relação às cicatrizes, é útil desde a fase conjuntiva até a fase madura e tem o objetivo de melhorar a capacidade linfática, visando o restabelecimento da corrente circulatória periférica da lesão, diminuindo o edema. Nas cicatrizes maduras, atua diminuindo as aderências e amolecendo os tecidos.
A função da drenagem linfática facial é eliminar os edemas (inchaços) e o resultado da melhoria da circulação veno-linfática local, que auxilia a retirada das toxinas dos tecidos. A drenagem linfática estimula a função do sistema imunológico local relaxa os espasmos dos músculos da face e tem um importante papel na recuperação do pós-operatório. Logo após as primeiras sessões é possível visualizar os aspectos positivos desse tipo de tratamento: diminuição do edema e uma melhora na aparência da pele.
Para podermos entender um pouco esse processo, temos que saber o que é linfa, e o que são os canais linfáticos e para que servem e aonde se localizam os gânglios linfáticos. O organismo humano é composto de 70% de água, temos conhecimento que este liquido esta contido em nosso organismo de duas formas: Liquido intra-celular (localizado na parte interna da célula e o liquido extra-celular ou intersticial (localiza-se entre as células).
As células tiram seu alimento do liquido intersticial (sais minerais e vitaminas que lhes são fornecidos pelo sangue). Ele é ao mesmo tempo um entreposto alimentar e um depósito onde as células abandonam os resíduos de sua digestão, os dejetos do metabolismo celular. O líquido intersticial provém do sangue. A medida que ele sai dos vasos sanguíneos, é recuperado, em parte pelo próprio sistema venoso, em parte por condutos de drenagem. A fração do líquido intersticial que penetra por esses condutos sofre modificações. Sua composição química é alterada e ele torna-se linfa.
A linfa circula pelo corpo por canais divididos entre capilares linfáticos e os pré-coletores linfáticos que são dotados de um sistema de válvulas que permite que o deslocamento da linfa aconteça sempre na mesma direção. Existem, ainda, os coletores linfáticos, cujo calibre é maior e que conduzem a linfa para os gânglios. Gânglios são os engrossamentos situados no trajeto dos vasos linfáticos - pequenas massas de forma oval e tamanho variável, normalmente da dimensão de um grão de arroz ou de um caroço de azeitona. Os gânglios são agrupados em cadeia em diferentes níveis de cor. Os principais gânglios linfáticos da cabeça estão na região auricular, na região retro-maxilar, no pescoço, na frente do músculo esterno-cleido-mastóideo e ao redor deste mesmo músculo.
Gânglios linfáticos faciais. Para executar bem as manobras da drenagem linfática facial, o profissional deve conhecer bem a localização dos gânglios linfáticos e a topografia dos canais da rede linfática do rosto.A drenagem linfática facial tem objetivos preventivos, estéticos e terapêuticos, pois estimula o sistema de defesa e as trocas metabólicas, a oxigenação dos tecidos, retira líquidos excedentes, tonifica e contribui para retardar o envelhecimento dos tecidos.A massagem especializada, que deve ser aplicada somente por profissional qualificado, oxigena a pele, deixando-a mais firme e com mais viço, reduz e suaviza as linhas de expressão, diminui os hematomas e edemas que marcam a face logo após a cirurgia plástica, ajuda no combate a acne e na revitalização facial. ?Um rosto gordinho pode emagrecer? Com a técnica, se tiver líquido retido, recuperando seu tônus natural? Todos os toques e manobras da drenagem linfática facial, assim como acontece na corporal, devem ser feitos suavemente. Os movimentos são de deslizamento e bombeamento e têm a finalidade de desobstruir os canais linfáticos, causando sensação de bem-estar e provocando maior eliminação do líquido retido no organismo, através da urina.A técnica não tem contra-indicação, a não ser para quem sofre de trombose ou problemas renais graves. As sessões podem ser feitas uma vez por semana, ou até mais, como três ou quatro no caso de um tratamento para peles mais necessitadas. O paciente não sente nenhuma dor ou desconforto com a massagem. É importante destacar que o tratamento consiste em duas etapas: primeiro é feita a abertura dos gânglios e ductos principais (pescoço, colo, axilas) e, em seguida, a drenagem propriamente dita, direcionando a linfa com seu conteúdo (toxinas e líquidos retidos) em direção a esses ductos para eliminação. Feita com regularidade, a drenagem linfática facial colabora para manter a tonicidade e prevenir o envelhecimento da pele, pois estimula a circulação sangüínea, melhorando a nutrição celular. Os benefícios contemplam todas as idades, inclusive adolescentes, por promover a diminuição da acne, bem como preservando a aparência jovem por mais tempo.Como podemos ver a drenagem facial é benéfica para todas as idades e realmente possui um resultado maravilhoso.
Duração: 01:00 hora
Fonte:http://www.esteticalume.com.br
http://vilamulher.terra.com.br ((•)) Ouça essa Postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário