Cantar estimula o corpo e a mente e ajuda a liberar as tensões do dia a dia
Professor Wilson Gava ensina alguns exercícios e técnicas vocais.
Médico Luiz Cantoni explica.
Cantar mexe com os músculos e órgãos do corpo, mas sobretudo com a mente. E não é preciso ser profissional para sentir os efeitos da atividade. Mesmo os desafinados e aqueles que gostam de cantarolar debaixo do chuveiro podem se beneficiar desse hábito.
No tempo mais seco do inverno, é importante cuidar da voz e da garganta. Por isso, o professor de canto e mestre em fonoaudiologia Wilson Gava, que ensinou exercícios de ressonância e vibração e técnicas vocais para abrir o peito e a boca.
Ao lado dele, o otorrinolaringologista foniatra (área que cuida da fala e da emissão de sons) Luiz Cantoni explicou os benefícios do canto para a saúde.
Quando o ar seco entra pelo nariz, resseca as mucosas internas. Para se defender e tentar hidratar essas mucosas, o organismo produz mais secreção, o que deixa as vias aéreas congestionadas.
Como respirar pelo nariz fica difícil, a pessoa passa a usar a boca. Só que a garganta tem menos proteção, e o ar também resseca essa mucosa. O primeiro sinal é sentido nos lábios, e as rachaduras funcionam como porta de entrada para vírus e bactérias. Portanto, é bom se hidratar sempre, com muita água e suco natural.
Contra o pigarro, Cantoni recomendou tomar água e também fazer movimentos com a língua para diluir a secreção.
Fonte:g1.globo.com/bemestar
((•)) Ouça essa Postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário