sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aprenda como carregar sacola da feira sem causar lesões

 Ideal é sempre distribuir o peso nas duas metades do corpo.
Use roupas leves e sapatos bem confortáveis.

 


O ortopedista Etevaldo Coutinho, ensina como se deve carregar a sacola plástica de forma correta, sem causar danos à coluna após as compras na feira. O ideal é sempre distribuir o peso regularmente nas duas metades do corpo, evitando posturas viciosas e desvios da coluna e tronco par ao lado mais pesado.
De acordo com o especialista, o máximo de peso recomendado é de até 10% do peso da pessoa. “Devemos carregar os pacotes/sacolas de maneira tranquila, que não acarrete nenhum tipo de desconforto em qualquer parte do corpo, como dor, formigamento, cansaço, fraqueza.”
Nunca dobre o tronco para a frente com o objetivo de levantar qualquer tipo de peso. O recomendado é dobrar os dois joelhos juntos, ou seja, se agachar. Caso a sacola esteja muito pesada, o ideal é pedir ajuda de alguém.
Caso a pretensão das compras for de se gastar muito tempo, o vestuário é importante: roupas leves e sapato bem confortáveis.
Lesões
As lesões mais comuns após este tipo de esforço são: contraturas musculares (tipo torcicolo no pescoço), tendinites por sobrecarga que podem acometer qualquer região do corpo, dores na coluna por contratura muscular e até mesmo provocar uma hérnia de disco na coluna ou hérnia abdominal ou inguinal (na virilha).

Outra lesão não rara é o entorse mais comum de tornozelo visto que a pessoa está carregando peso excessivo, com várias sacolas e sem visão do chão que pisa.

Fonte:g1.globo.com/sao-paulo
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário