sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Uma aula de Ioga para iniciantes

Ioga contra depressão e ansiedade
Iogaterapia para corpo e mente


Para os praticantes dessa técnica milenar , que une exercícios, relaxamento e respiração , algumas posturas têm um efeito ainda mais surpreendente sobre a psique humana. "Na tradição do Ioga, a depressão e a ansiedade são causadas por um desequilíbrio da força vital nos sete chakras, ou pontos onde essa energia se concentra", explica a professora Nicole Witek, do Centro Respire Yoga, de São Paulo, que é especialista no tratamento da depressão. "Determinadas posições despertam a consciência e levam o praticante a se concentrar nesses pontos do corpo . Isso faz a energia se distribuir de maneira harmônica", completa. Veja algumas delas:
Postura da criança Respire profundamente e sinta o ar massagear toda a extensão da coluna. Relaxe. Sua consciência vai se voltar para a região da barriga, uma das mais importantes do corpo, e responsável por armazenar boa parte da energia vital do organismo.
Posição da cobra Procure se concentrar na região da garganta, onde fica um dos chakras relacionados à sensação de bem-estar. Respire forçando a barriga para a frente e se concentre na área próxima ao umbigo. Tome cuidado para não forçar a região lombar.
Posição da flor-de-lótus Respire profundamente, enchendo a barriga de ar e imaginando o ar passando da garganta até a região pélvica. Leve sua consciência para a região entre os olhos -- o sexto chakra --, também conhecido como terceiro olho.
O sopro rá Respire fundo e , ao expirar solte o corpo. Tente manter a perna levemente dobrada para não forçar a lombar na hora da descida. Esse exercício ajuda a redistribuir a energia nos sete chakras do organismo.






Fonte:saude.abril.com.br   Por Anderson Moço
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário