quarta-feira, 2 de maio de 2012

Frutas vermelhas fazem bem ao cérebro de mulheres, diz estudo

As chamadas 'berries' retardam o declínio mental causado pela idade.
Frutas são ricas em substâncias antioxidantes.

Mulheres que consomem grande quantidade de mirtilos e morangos sofrem um declínio mental causado pela idade mais lento em comparação com mulheres que consomem poucas frutas ricas em flavonoides, afirma um estudo americano nesta quinta-feira (26).

Baseados em uma pesquisa com mais de 16 mil mulheres que responderam a questionários regulares sobre seus hábitos de saúde de 1976 a 2001, os resultados mostram que as que comiam mais destas frutas atrasaram o declínio cognitivo em até 2,5 anos.
De 1995 a 2001, a cada dois anos, os pesquisadores mensuraram as funções mentais de pessoas com mais de 70 anos, de acordo com o estudo publicado nos Anais de Neurologia.
"Fornecemos as primeiras evidências epidemiológicas de que as 'berries' (frutas vermelhas) podem atrasar o avanço do declínio cognitivo em mulheres idosas", afirma Elizabeth Devore, médica do Hospital Brigham and Women e da Escola de Medicina de Harvard em Boston, Massachusetts.
"Nossas descobertas têm implicações significantes para a saúde pública, já que aumentar a ingestão de frutas vermelhas é uma modificação bastante simples para testar a proteção da cognição em adultos mais velhos".
Devore acrescenta que as descobertas são de importância particular para a população idosa, que está crescendo.
O número de americanos com 65 anos ou mais aumentou 15% de 2000 a 2010, de acordo com o censo dos Estados Unidos.
Robert Graham, médico do Hospital Lenox Hill, em Nova York, que não estava envolvido no estudo, disse que comer mais frutas vermelhas é uma boa ideia para pessoas de qualquer idade.
"Muitos estudos epidemiológicos, como este, acrescentam à pesquisa científica básica que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das frutas vermelhas têm um papel benéfico no declínio cognitivo relacionado à idade", explica Graham.
"Eu aconselharia todos os meus pacientes, de qualquer idade, a comer mais frutas vermelhas. As 'berries' são uma forma fácil, nutritiva e deliciosa de preservar a função cerebral".
Pesquisas anteriores mostraram que os flavonoides podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Essas substâncias são oxidantes encontrados em frutas vermelhas, maçãs, frutas cítricas, chá, vinho tinto e cebolas.
"O atual estudo mostra que mulheres que consumiram mais flavonoides, especialmente frutas vermelhas, tiveram um declínio cognitivo mais lento com o passar do tempo do que mulheres com menor ingestão", ressalta Nancy Copperman, diretora de iniciativas de saúde pública do Sistema de Saúde Judaico de North Shore-Long Island, em Nova York.
"Aumentar nosso consumo de frutas e vegetais é uma das melhores formas de viver uma vida saudável", completa.

Saiba como preparar sucos nutritivos e que fazem bem à saúde

Receitas melhoram o funcionamento dos sistemas digestivo e imunológico.
Frutas bem escolhidas, naturalmente doces, não precisam de mais açúcar.

Fruta - Portugal - Blog Entrevista Comunidade Sucos naturais são nutritivos, saudáveis e fáceis de preparar. A nutricionista Andréia Naves e a chef de cozinha Tatiana Cardoso explicaram os benefícios da bebida e deram receitas saudáveis para fazer em casa.
 Mas é preciso atenção na hora de comprar as frutas. A repórter Marina Araújo foi até o Ceagesp, maior centro atacadista da América Latina, e descobriu o “certificado de fruta doce”. Segundo o engenheiro agrônomo Gabriel Bitencourt de Almeida, um aparelho chamado refratômetro mede o conteúdo sólido solúvel, ou seja, a doçura da fruta.
O sólido solúvel do suco representa a quantidade de açúcar que a fruta tem. A maioria das frutas tem entre 10% e 15% de açúcar. Mas algumas são mais ácidas e escondem o sabor doce, como o maracujá. Por exemplo, uma laranja boa tem 12% de açúcar. Então um copo com 300 ml de suco de laranja já tem cerca de 3 colheres de sopa de açúcar. É o mesmo que tem uma latinha de refrigerante, ou seja, não precisa adoçar o suco.
Arte Bem Estar Suco (Foto: Arte/G1)
O abacaxi é uma das frutas que as pessoas têm mais dificuldade de escolher no mercado ou na feira. A melhor maneira de conhecer o abacaxi é pela abertura da malha, então quando elas já estão bem achatadas e separadas, é um indicativo de que a fruta está boa. Outro ponto importante é que se o abacaxi for de uma região mais quente, ele tem dificuldade em pegar cor, então ele pode estar verde e bom.
Além do abacaxi, os feirantes deram dicas para escolher o melão, a melancia e o abacate. No caso do melão, o mais pesado é o melhor porque indica que tem bastante suco. A melancia não pode estar amassada na casca e precisa estar bem vermelha. Abacates brilhantes devem ser evitados, os ásperos são melhores.
Todas as receitas de sucos fazem bem ao organismo, mas cada uma tem uma função predominante. Os sucos preparados no Bem Estar foram: desintoxicante, digestivo, que protege o sistema imunológico, tonificante para a pele e antioxidante. Veja como prepará-los:

Desintoxicante
Pensando na combinação de vegetais e frutas extremamente hidratantes como a maçã, o salsão e o pepino, que nos auxiliam na eliminação de toxinas, temos uma ação desintoxicante. Somada à ação antiinflamatória do hortelã, temos um verdadeiro elixir desintoxicante.

Ingredientes:
2 maçãs
2 talos de salsão
1 pepino médio
1 colher de sopa de folhas de hortelã

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador com um pouco de água. Adicione gelo e sirva
Rendimento: 1 porção

Digestivo
A erva doce e a erva cidreira são suaves e têm poder digestivo. Quando acrescentamos abacaxi, temos uma bebida aromática.

Ingredientes
1 xícara de chá de erva doce ou camomila gelado
1 pedaço de 15 cm de erva cidreira
1 uma fatia de abacaxi

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com pedras de gelo
Protetor do sistema imunológico
Quando você adiciona a vitamina C presente na laranja e na acerola, as forças da clorofila presentes na salsinha e o poder do gengibre e mel, o suco vira um anti-gripal.

Ingredientes
200 ml de suco de laranja
½ xícara de acerola
1 pedaço de 3 cm de gengibre
Um tufo de folhas de ervas frescas à escolha (salsinha, hortelã, cidreira ou manjericão)
Mel a gosto

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e coe. Sirva com gelo
Rendimento: 1 porção

Tonificante para a pele
A ação hidratante da água de coco, do mamão papaia e do abacaxi já seriam por si só excelentes tônicos para a pele. Mas as fibras da couve intensificam o trabalho intestinal e fazem deste suco uma verdadeira fórmula para uma pele limpa, bonita e saudável.

Ingrediente
200 ml de água de coco ou água
½ xícara de mamão papaia
½ xícara de abacaxi
1 folha de couve

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e sirva com pedras de gelo
Rendimento: 1 porção

Antioxidante
Os polifenois presentes nas frutas vermelhas dão o poder antioxidante da bebida.

Ingredientes
¼ de xícara de polpa de açaí congelado
¼ de xícara de morango picado
¼ de xícara de uva escura

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e, se necessário, acrescente água.
Rendimento: 1 porção

Se você preferir, pode fazer cubinhos de gelo com as frutas e com a couve. As frutas com mais água são as mais indicadas para fazer este preparo nas formas de gelo, como melancia, maracujá, maçã e kiwi. O preparo é simples: lave a fruta ou a couve e pique no liquidificador com 100 ml de água. Deixe bater bastante até ficar numa consistência de suco grosso - não é necessário acrescentar mais água. Coloque nas forminhas de gelo no congelador e deixe gelar.
Segundo as especialistas, é importante consumir o suco imediatamente após o preparo e evitar consumi-lo no almoço e no jantar já que ele atrapalha a digestão. Em uma enquete no site do Bem Estar, os internautas mostraram que o suco preferido da maioria é o natural.

Bater fruta com leite no liquidificador ajuda a garantir vitaminas A, B, C e D

Preparo pode corresponder a uma refeição em termos nutricionais.
Confira quatro receitas para você tomar no café da manhã ou no lanche.

As vitaminas de leite com frutas podem equivaler a uma refeição em termos nutricionais quando combinadas com aveia e outros ingredientes. Além disso, elas são uma ótima opção para o café da manhã e o lanche da tarde, segundo a nutricionista Priscila Maximino e o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui.
O ideal é consumir tudo logo após o preparo, para uma maior absorção de vitaminas e minerais. Usar a casca das frutas também garante uma grande ingestão de fibras, o que melhora o funcionamento intestinal.
Para os fãs de mel, acrescentá-lo às receitas cítricas diminui a acidez e ainda dá mais cremosidade à vitamina. Quem precisa perder peso pode optar pelo leite desnatado, e todo mundo deve lavar bem as frutas antes do consumo.

Vitaminas valendo (Foto: Arte/G1)
Veja abaixo algumas dicas para você fazer em casa:
Vitamina com manga
- 100 ml de leite desnatado
- 1 fatia de manga-rosa
- 50 ml de suco de laranja

Bata tudo no liquidificador e acrescente gelo. Se preferir, use açúcar ou adoçante.
Vitamina com aveia e iogurte
- ½ xícara (chá) de morangos (80 g)
- ½ xícara (chá) de melão amarelo em cubos (60 g)
- 1 pote de iogurte natural (200 g)
- 2 colheres (sopa) de aveia
- 3 folhas de hortelã
- 3 cubos de gelo
- Açúcar, mel ou adoçante

Bata tudo no liquidificador por 3 minutos.
Vitamina de morango e laranja com iogurte
- 450 g de morangos
- Suco e raspas de uma laranja grande
- 150 g de iogurte desnatado natural
- Açúcar ou adoçante

No liquidificador, coloque os morangos, o iogurte, o suco e as raspas de laranja. Bata até formar um creme homogêneo. Prove a mistura e adicione açúcar, se necessário. Você pode peneirar a vitamina para tirar as sementes do morango, caso prefira.
Vitamina de frutas
- 1 xícara (chá) de bebida de soja
- ½ xícara (chá) de mamão picado
- ½ xícara (chá) de maçã picada com casca
- ½ xícara de pera picada com casca

Bata tudo no liquidificador. Rende dois copos e tem 82 kcal cada.
Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário