terça-feira, 28 de junho de 2011

Dormir bem faz bem


Muitas pessoas não sabem que além de proporcionar descanso e disposição no dia seguinte, uma boa noite de sono também pode proporcionar uma melhora na pele, isso mesmo, dormir bem faz com que você tenha uma pele mais saudável. De acordo com especialistas, durante o sono o nosso organismo conta com a ação reparadora, assim toda a desintoxicação acontecerá em grande escala, sendo este o período em que ocorre a produção de colágeno, revitalização da pele e regeneração celular. Além disso, os hormônios liberados durante a noite de sono atuam beneficamente de diferentes formas, como por exemplo, o hormônio GH, que tem a finalidade de renovar as células mortas do corpo, sendo que é durante o sono que o GH é liberado em maior quantidade, que é de grande importância para a renovação e eliminação celular.
Essa renovação é semelhante como uma esfoliação, sendo esta uma esfoliação natural da pele, o que proporciona maior hidratação e saúde à pele. Desta forma, o que o corpo produz durante a noite é o essencial para suprir as necessidades do organismo, sendo que a utilização indiscriminada do GH pode potencializar o crescimento de um tumor, por exemplo, quando em relação aos hormônios usados em ‘bombas’ que são ingeridos por fisiculturistas ou atletas. Outro hormônio que oferece diversos benefícios à pele é a melatonina, que possui ação antiradicais livres, isto é, contra o envelhecimento, tal hormônio que é produzido no início da noite, assim dormindo cedo você vai conseguir mantê-los equilibrados.
Ainda, com o corpo relaxado, os vasos sanguíneos de expandem, o que melhora a circulação sanguínea, sendo que de acordo com especialistas, uma boa noite de sono pode ser comparada a uma drenagem linfática natural devida a esta melhora na circulação, o que faz com que a pele não fique tão inchada e regenerada. No entanto, as pessoas que sofrem pela falta de sono podem estar tendo um aumento da atuação da adrenalina que consequentemente aumenta o cortisol, o hormônio que é ativado pelo estresse. Desta forma, com uma boa noite de sono, você sente-se relaxado, e a quantidade de cortisol diminui, o que é bom para a pele, já que este hormônio diminuirá a oleosidade da pele e também melhora na hidratação. Caso contrário, o resultado disso poderá ser desastroso, isto é, quando em excesso, o cortisol tem a capacidade de provocar olheira devida a retenção de líquidos e ainda deixar a pele mais propensa para o aparecimentos de manchas e mais ressecada. Assim, especialistas afirmam que em doses certas o cortisol pode beneficiar a pele, mas em desequilíbrio, pode alterar a pele e o metabolismo, resultando em problemas de saúde, como diabetes.
Para que você consiga fazer com que todos estes hormônios funcionem para o seu benefícios, basta respeitar o sono, isto é, procure relaxar e dormir bem, lembrando que o ideal é dormir entre 7 a 8 horas por noite.


Fonte: Blog Dicas
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário