quarta-feira, 29 de junho de 2011

O que são Estrias?

As estrias são lesões em formato linear paralelas e que podem variar de espessura e de comprimento que vão de 1 a vários centímetros, geralmente as estrias são de cor avermelhada ou rosas e depois vão ficando brancas. Nas pessoas que possuem a pele morena as estrias podem ser mais escuras. A pele onde as estrias saem é frouxa, flácida.
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afectam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.

Como surgem as estrias?

As estrias surgem quando as fibras do colágeno e da elastina se rompem, pois elas são as responsáveis pela elasticidade da pele dos seres humanos, e estão localizadas na derme que é a camada mais profunda da pele. As estrias ocorrem pelas variações hormonais e pela distenção exagerada da pele, ela geralmente acontece na puberdade, por causa do crescimento exagerado que ocorre nesta fase da vida e hoje em dia os jovens estão cada vez maiores passando o padrão normal do crescimento, ela também ocorre durante a gravidez ou por obesidade. As estrias podem ocorrer nos dois sexos, mas as mulheres são as mais afetadas.


O que fazer para evitar a estria?

O surgimento das estrias depende muito da genética de cada pessoas, algumas pessoas desenvolvem estrias até engordando muito pouco, enquanto que outras não desenvolvem estrias mesmo quando a distenção da pele é muito grande como na gravidez. Para evitar as estrias é recomendável que as pessoas hidratem muito a pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitar que elas apareçam principalmente em pessoas que já tem um histórico de família onde as estrias aparecem dês de cedo. Outra dica também é beber no mínimo dois litros de água por dia (8 copos de água), evitar engordar rápido de mais, evitar comer gorduras e doces e de preferência praticar exercícios físicos diariamente
e criar o abito de fazer massagem com uma certa  frequência pois ativa a circulação sanguínea, desintoxica e hidrata a pele, uma técnica eficaz e com preço agradável é a Lipoescultura Gessada, que utiliza produtos específicos para tratar de estrias, celulite,  flacidez, gordura localizada, flancos e culotes técnica que drena e reduz medidas já na primeira aplicação.


  • Meninas na puberdade geralmente desenvolvem estrias nas nádegas, coxas e mamas.
  • Os meninos são na faze do “estirão”, ou seja, quando eles crescem rapidamente, as estrias surgem no dorso do tronco horizontalmente.

Como eliminar as estrias



Dica: Para Melhorar a Aparência das Estrias

estrias11 300x198 Melhores Tratamentos Para Estrias E Celulites

 
• Para amenizar as estrias, a pele deve ser lubrificada constantemente.
• Passar cremes nutritivos e hidratantes a base de vitamina A e D. A função dos cremes é evitar o ressecamento e favorecer a elasticidade da pele.

• Fazer 10 minutos diários de massagem com os hidratantes para facilitar a penetração e melhorar a circulação sanguínea.

Estrias durante a gravidez

 Como já temos explicado em termos gerais, estrias são pequenas linhas esbranquiçadas que aparecem quando as  fibras colágenas e elásticas da pele não acompanham o estiramento acentuado.

Gravidez1 290x290 Estrias durante a gravidez
Gravidez e estrias...
As estrias na gravidez

Durante a gravidez, aumento de peso, mudanças hormonais e crescimento acentuado dos seios e do abdômen é um momento favorável para o aparecimento de estrias.
O número é significativo, em cerca de 90% das mulheres, as estrias se fazem presentes, ainda nos últimos meses, quando o feto cresce rapidamente dentro do útero.
Do terceiro ao oitavo mês de gestação, normalmente a mulher tem um aumento significativo dos corticóides do corpo. Esses hormônios acarretam retenção de água e diminuem a nutrição dos tecidos, o que causa estrias também.

O que fazer com o surgimento de estrias durante a gravidez?

O ideal é agir preventivamente, veja como:
  • Mantenha sempre a pele hidratada
  • Uma boa massagem, entre elas drenagem Línfatica e Relaxante. Lhe fará bem tanto para seu corpo como para sua mente (por precaução, antes peça autorização ao seu Médico) 
  • Utilize sabonete neutro e banho com água morna
  • Exercícios, desde que feitos com moderação
  • Alimentação saudável, evitando frituras, gorduras trans, doces e excesso de sal
  • Roupas não tão justas, também ajudam a evitar o problema
  • Evite salto alto
  • Não utilize perfumes, nem produtos químicos na pele
Além de tudo isso, procure um especialista, pois só ele sabe qual a recomendação adequada para cada caso. Se essas inimigas ja apareceram, o médico também é o profissional que pode indicar o tratamento mais aconselhável. E o mais importante, sem efeitos colaterais.



Fonte: saúde com inteligencia e Wikipédia, a enciclopédia livre 
e corpoacorpo ((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário