quarta-feira, 29 de junho de 2011

Saiba como combater a celulite!

Fonte:Blog sobre celulite

Dicas para evitar a Celulite 

http://sweetestpersonblog.com/wp-content/uploads/2010/12/celulite-300x300.jpg 

• Alimentação saudável: consuma frutas, verduras, proteínas magras, produtos integrais e muita água. Evite frituras, embutidos, alimentos prontos e sal em excesso. Dica: o chá verde após as refeições pode ajudar na digestão e na eliminação de toxinas.
• Exercício físico: movimentar-se é indispensável para ajudar a drenar o corpo, reduzir o inchaço e, por consequência, a celulite. Prefira atividades que estimulem a circulação sangüínea e a oxigenação, que ajudem a eliminar gordura e fortaleçam os músculos. Dica: caminhada na água,
realize exercícios físicos do tipo aeróbios  e musculação para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.  Pratique exercícios com o acompanhamento de um profissional de educação física.
• Drenagem linfática: trata-se de uma massagem feita com movimentos de pressão leve em determinados pontos, em ritmo lento e preciso, que ativa a circulação e drena os líquidos da cadeia linfática, melhora a oxigenação dos tecidos e estimula a ação antiinflamatória do organismo. Através dela, o corpo tem mais facilidade de limpar as células “contaminadas” de toxinas e radicais livres outra técnica eficaz e com bom preço é a Lipoescultura Gessada,
que utiliza produtos específicos para tratar de estrias, celulite,  flacidez, gordura localizada, flancos e culotes, técnica que drena e reduz medidas já na primeira aplicação. Dica: essas massagens só devem ser feitas apenas por massoterapeutas, fisioterapeutas ou esteticistas habilitados.
      • Outros tratamentos como medicamentos, cremes, ultrassom, correntes elétricas, ondas            eletromagnéticas, radiofrequência, carboxiterapia, mesoterapia (aplicação de medicamentos diretamente na pele) podem ajudar, dependendo do grau da celulite, mas só devem ser feitos sob orientação médica.

  • Devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, filé mignon. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;
  • Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.
  • Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, prefira uma barra de cereais;
  • Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;
  • Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.
  • Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais pois o sal ajuda a reter líquidos no organismo e conseqüentemente na gordura localizada.
  • Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sucos naturais ou água.
  • Realize exercícios físicos do tipo aeróbios para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.  
    Muitas peças de vestuário feminino são uma fonte de danos para o organismo. Na sua origem, o vestuário tinha uma função de defesa e de protecção, função a que, pouco a pouco, se acrescentaram ou substituíram motivações estéticas, sociais e comerciais. Por intermédio do vestuário afirma-se a pertença a determinado grupo social – ou, ao contrário, a sua contestação -, procura-se aprovação ou admiração, pretende-se conquistar alguém.
    Profundas exigências estéticas e económicas fazem com que a pele, em vez de ser protegida, sofra as piores consequências negativas da moda ou mesmo de opções estéticas pessoais; e é o factor mecânico, sob a forma de compressão ou de distensão, que produz os danos mais graves que irão facilitar a formação da celulite.
    A roupa interior pode também ser causa de danos importantes; independentemente do tipo de tecido, mais ou menos higiénico, prejudica sobretudo quando aperta, tornando-se um obstáculo à circulação. Isso acontece nas coxas, com o elástico das cuecas; nas virilhas, pela compressão do body esticado pelas alças; nos ombros, pelas alças do sutiã, que «vincam» a pele.
    Por cima da linha de compressão aparecem, devido à estase da circulação venosa e linfática, as típicas acumulações de celulite.
    Dos fatos de banho muito apertados resultam consequências análogas, com a agravante de serem utilizados ao sol: o calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, que depois têm dificuldade em se esvaziar devido ao aperto dos elásticos da indumentária.
    Danos ainda mais graves podem provocar as cintas e os corpetes, utilizados às vezes para modelar a silhueta, para comprimir a musculatura descaída após uma gravidez ou para corrigir uma escoliose.
    À parte a escassa utilidade terapêutica, todos estes meios de compressão são certamente causa de estase circulatória e de enfraquecimento de uma musculatura obrigada a completo repouso.
    Pelo contrário, são úteis os colãs normais em vez das ligas, que criavam na coxa um sulco oblíquo com a correspondente «almofadinha» por baixo. Menos úteis revelam-se os colãs com elástico, ainda que «com pressão ajustável», pois a compressão contínua dos vasos sanguíneos e linfáticos faz-lhes perder a elasticidade, sem contar com a criação de zonas de compressão a vários níveis da perna, devido ao facto de a graduação da compressão serfrustrada pela forma da perna, diversa de pessoa pa ra pessoa.
    Mais do que uma questão de moda, a utilização das calças de ganga constituiu uma questão de hábito a partir dos anos 50. Sobretudo nas primeiras décadas, usavam-se as calças de ganga extremamente justas, apertadas até ao exagero, a ponto de bloquearem completamente a circulação, em especial na posição de sentado.
    Os danos ao nível das nádegas, das coxas e das virilhas afectaram duas gerações e ainda hoje se manifestam, embora a moda proponha actualmente peças menos justas; o que continua a provocar danos, especialmente em prolongada posição de sentado, são as pregas ao nível das virilhas e a compressão das nádegas, permanente e visível em posição de pé.

    Tratamento Para Celulite
    As intervenções terapêuticas tradicionais 
    A partir do último quartel do século XIX, multiplicaram-se as intervenções terapêuticas visando eliminar as inestéticas manifestações da celulite; em geral, envolviam tratamentos manuais, ou, a maior parte das vezes, com aparelhos, em relação a cada um dos quais se alternaram momentos de grande aceitação com momentos de abandono, nem sempre relacionados com a eficácia ou a ineficácia do tratamento, mas mais com a moda da altura e a aptidão do operador.

    A oxigenozonoterapia

    O ozono só é nocivo para o homem quando inalado, porque danifica a mucosa respiratória. Pelo contrário, introduzido directamente nos tecidos do organismo é fonte de apreciáveis benefícios:
    • actua sobre os glóbulos vermelhos, aumentando a sua velocidade de fluidez nos capilares e a facilidade com que fornece oxigénio aos tecidos;
    • activa o metabolismo actuando sobre as enzimas responsáveis pela transformação dos açúcares e das gorduras;
    • favorece a fragmentação das cadeias de lípidos (isto é, das. moléculas de gordura), reduzindo a sua facilidade em reterem a água;
    • modifica o processo de polimerização dos polissacáridos (isto é, a agregação dos açúcares complexos), que, como já se disse, favorece o processo celulítico.
    • melhora localmente o fluxo sanguíneo nos capilares e a oxigenação local.
    O tratamento mais directo e eficaz para a celulite é o que se baseia na injecção de gás na própria espessura da «almofadinha», utilizando uma agulha finíssima com cerca de cinco milímetros de comprimento. O gás injectado é composto por oxigénio molecular (O2) enriquecido com ozono (O3)’ Aplicam-se pequenas injecções próximas umas das outras, em toda a extensão da «almofadinha».
    É uma técnica segura, isenta de riscos, apenas contra-indicada em casos de hipertiroidismo, de alterações na coagulação do sangue e durante a gravidez.
    Favorece a redução das massas celulíticas pela activação metabólica local e a melhor oxigenação celular; dá, porém, melhores resultados se for associada a outros tratamentos.

    A mesoterapia

    É uma técnica que consiste em injectarfármacos na espessura dos depósitos de celulite.
    Geralmente utilizam-se agulhas com um diâmetro de 2 a 4 milímetros, aplicadas em número variável de 6 a 12 no adaptador de uma única seringa (multi-injector). Esta técnica utiliza-se para tratar as superfícies planas, injectando simultaneamente, em vários pontos equidistantes e à mesma profundidade, idêntica quantidade de fármaco; pelo contrário, com uma seringa normal, de uma só agulha, que exige repetidas administrações, tratamri-se as áreas celulíticas «casca de laranja», não completamente lisas.
    Os resultados da mesoterapia diferem conforme os fármacos utilizados e o estádio da celulite.
    Como contra-indicações: a alergia aos fármacos, a presença de alterações da coagulação e as doenças da tiróide.
    O mecanismo da acção é farmacológico, e relaciona-se com a utilização de produtos de acção lipolítica (isto é, capazes de dissolver as gorduras) e vasoprotectores, mas é também reflexogéneo, isto é, está relacionado com a estimulação de pontos reflexos com repercussões nervosas e neuroendócrinas.
    Em Itália, os fármacos mais comumente utilizados são:
    • a procaína: de acção vasoprotectora e vasodilatadora;
    • a centela: vasoprotectora e antiedema
    • Tefamin: vasoprotector;
    • Fleboside e Reparil: vasoprotectores.
    Numerosos e eficazes são também os fármacos homotoxicológicos de acção antiedema e protectora dos vasos.
    A mesoterapia é uma prática terapêutica de considerável interesse, mas requer muita competência e apreciável perícia manual por parte do operador.

     Dicas para reduzir celulite 
    Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam prevení-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e deixando de tomar chá preto, mate, café e álcool.
    Evitar os alimentos enlatados, que contém muitos conservantes. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumido com moderação. Prefira iogurtes e queijos que possuam teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e conseqüentemente o aumento de peso, extremamente relacionado com a potencializarão da celulite. Associado a uma dieta equilibrada deve-se praticar exercícios regularmente.
    Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.
    Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento para celulite. Além disso, engana o estômago dando a sensação de saciedade.
    Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.
    Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lento. Isto implica em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais.
    Crie o abito de fazer massagem com uma certa  frequência pois ativa a circulação sanguínea, desintoxica e hidrata a pele, uma técnica eficaz e com preço agradável é a Lipoescultura Gessada.

    Respeite o Ritmo Biológico
     
    O mundo moderno impõe-nos uma conduta de vida cada vez mais contrária aos os ritmos biológicos naturais. A consequência mais grave é uma situação de mal-estar psicofísico e neurovegetativo, do qual se alimenta também a patologia celulítica.
    Reentrar num sistema com um ritmo de vida ordenado é hoje difícil, impossível até para algumas categorias de pessoas; no entanto, é aconselhável pelo menos ater-se a algumas regras fundamentais, mais fáceis de aplicar nas primeiras décadas da vida, quando as necessidades de trabalho e da vida social não anulam ainda as regras da Natureza.
    Serão mais alguns factores a jogar a favor da prevenção anticelulite:
    • o respeito pelo ritmo circadiano (isto é, a alternância dclica dia-noite), que inclui a actividade de trabalho e de estudo (especialmente para os estudantes) durante as horas de luz e o repouso durante a noite, reduzindo as longas noitadas em frente do televisor ou nas discotecas:
    • o respeito pela alimentação sazonal, que inclui particularmente o consumo de produtos locais e naturais, e não de fruta e legumes fora de estação importados de países longínquos e conservados por muito tempo com métodos absolutamente não naturais;
    • o exerdcio de determinada actividade física ao ar livre durante as horas de luz, em especial durante o Outono e o Inverno;
    • Fazer Massagem, se dando o prazer de um momento único, de bem estar de mente, alma e espírito.
    • o prazer de férias de Inverno para reconstituir as reservas de energia numa estação pobre em estímulos luminosos.
    Não se pode aconselhar muito mais, se não se quiser pedir o impossível, transtornando hábitos de vida consolidados; estas poucas regras, contudo, são suficientes para garantir um certo benefício em termos de eficácia física.

    O pensamento positivo

    Devido às complexas interconexões entre as condições psicoemocionais e físicas que se realizam mediante reacções neurovegetativas e neuro-humorais, saber valorizar sobretudo o lado positivo das coisas é um factor de saúde e de bem-estar.
    Com a eterna resignação, o pessimismo, a falta de confiança nos seus próprios meios e no futuro obtêm-se os efeitos opostos.
    Mesmo não sendo fácil criar voluntariamente um estado de ânimo, é importante recorrer-se ao humor e à ironia, desdramatizando as situações, sem perder a ocasião para sorrir de si e dos outros. Humor e ironia podem servir para nos libertar da estagnação emotiva e fazem parte de uma arte que se pode também aprender.
    O riso e o sorriso (existe uma terapia específica, a «risoterapia»), para além dos vistosos e imediatos efeitos emotivos, estimulam processos neuroquímicos que conduzem ao bemestar mediante substâncias químicas produzidas pelo nosso organismo, denominadas endorfina e serotonina. Alterações associadas ao riso são o aumento dos batimentos cardíacos e da frequência da respiração, graças a uma maior utilização do diafragma.
    Além do empenhamento pessoal e das sessões de risoterapia (a não descurar), uma pequena ajuda no processo de transformação pode advir também dos apoios médicos naturais; da vitamina 86, ou ácido fólico, que em pequenas doses pode ser considerada uma espécie de vitamina do bom humor.

Dieta Anti-Celulite

Recomendações importantes:



O seu exagerado do sal pode contribuir para a formação de celulite. É muito importante, portanto, que a ingestão de sal seja restringida o mais possível, para facilitar a eliminação dos líquidos. Isso significa não só evitar salgar demais os alimentos naturalmente salgados, como anchovas, picles, bacon etc.
Já a água é fundamental na luta contra a celulite. Quanto mais água você tomar, tanto mais ativos serão os seus rins na limpeza de seu corpo, eliminando os resíduos pela urina. Sua dose diária de água deve ser de seis a oito copos, sempre tomados entre as refeições.
Um de seus maiores aliados na luta contra a celulite é o iodo. Ela é a matéria-prima que dá energia à tireóide, a glândula que determina o índice do processo metabólico que queima o alimento para transformá-lo em energia. Essa combustão é importante porque qualquer alimento que não seja queimado de maneira apropriada pode acabar sendo armazenado como gordura indesejável, levando à celulite. Muitos alimentos deliciosos são ricos em iodo. Tente incluí-los regularmente na dieta: alcachofra, agrião, alface, alho, aspargo, arroz integral, banana, batata, cebola, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, gema de ovo, morango, nabo, pêra, repolho, tomate, uva, vagem.

Café da manhã

  • 1 fruta fresca
  • 1 ou 2 ovos pochê
  • Café

Às 10 horas

  • 1 fruta fresca ou 1 copo de suco de frutas

Almoço

  • Legumes crus: cenoura, salsão, pepino, tomate, rabanete ou outros.
  • 1 salada completa, queijo, iogurte.

Lanche da tarde (apenas se você sentir fome).

  • 1 fruta ou 1 copo de suco de frutas.

Jantar

  • Legumes crus como no almoço.
  • Carne, peixe ou frango cozido ou assado.
  • Legumes cozidos, salada de folhas.
  • Fruta fresca

    Suco Anti-Celulite

    Este sumo anti-celulite é muito fácil de preparar e irá dar alguns resultados.



    Indicação

    O pepino hidrata, pois é rico em água.
    Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sanguínea, colabora para varrer as toxinas das células.
    O resultado é uma pele mais uniforme.
    Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.

    Ingredientes

    • 1/2 pepino;
    • 1 beterraba;
    • 1/2 maçã ;
    • 4 cenouras

    Modo de Preparação

    1. Passe todos os ingredientes na centrífuga.
    2. Enfeite com um palito de cenoura.

    As intervenções cirúrgicas

     
    No caso da celulite, a intervenção cirúrgica não é de todo o melhor remédio, aquele que se deva prever sempre e em todas as circunstâncias; são mais vantajosos os tratamentos preventivos e, nos estádios iniciais, as intervenções médicas destinadas a melhorar a estrutura do tecido. Mas o recurso à cirurgia torna-se útil, por vezes mesmo indispensável, no caso de localizações celulíticas exuberantes, extremamente inestéticas ou que provoquem directamente distúrbios funcionais.
    Os progressos da técnica de execução das intervenções têm sido inúmeros, desde a lipoaspiração inicial até às mais apuradas intervenções actuais.

    A lipoaspiração

    É uma intervenção que permite eliminar parte da gordura das «almofadinhas» celulíticas, aspirando-a com uma cânula.
    Na sua versão mais simples, faz-se na pele uma pequena incisão na qual se insere a cânula, ligada a um aspirador de baixa pressão.
    A extremidade da cânula é arredondada para evitar que no movimento contínuo no interior do tecido, no qual escava pequenos túneis, se produzam lesões nos vasos arteriais, venosos e linfáticos da hipoderme. A manobra, que prevê a extracção de quantidades consideráveis de gordura, deve ser executada com grande perícia, de forma a modificar esteticamente a forma da «almofadinha».
    A tendência actual é para utilizar cânulas muito finas (1-2 mm de diâmetro) que permitem escavar na gordura numerosos túneis muito próximos uns dos outros.
    Após a intervenção, a zona da operação é comprimida de forma a que as paredes dos túneis adiram umas às outras, formando uma camada uniforme sem ondulações.
    Uma intervenção de lipoaspiração pode durar de um mínimo de 15 minutos a mais de uma hora; habitualmente, opera-se sob anestesia geral, mas para intervenções limitadas pode bastar a anestesia local. A zona de intervenção mais frequente é a parte lateral da coxa (a culotte de cheva/, de que já anteriormente falámos) mas a parte interior da coxa, as nádegas, o abdómen, a parte superior do dorso e a zona inferior do queixo são também zonas de intervenção.
    As técnicas actuais são absolutamente seguras, desde que sejam executadas por um médico experiente em ambiente operatório adequado, e desde que precedidas pelos necessários exames gerais.
    Entre as contra-indicações, as principais são:
    • doenças graves que comprometam o estado geral (cardiopatias, flebopatias graves, diabetes, insuficiência hepática ou renal);
    • pele sobre a «almofadinha» sem qualquer de elasticidade;
    • estrias na pele.

      A microlipoaspiração

      Distingue-se da lipoaspiração comum pelo uso de cânulas ainda mais finas, que permitem modelar áreas de dimensões muito pequenas. Pode, pois, ser útil para remodelar certas zonas do rosto, dos artelhos, das axilas, ou em qualquer outro caso de pequenas «almofadinhas» locais.
      Com a microlipoaspiração, o trauma é mínimo e a cicatriz cutânea fica praticamente invisível.

      A liposcultura ultra-sónica e o lipolifting

      Não se trata de uma simples variante da lipoaspiração, mas de uma técnica aperfeiçoada que permite transformar em líquido a gordura a aspirar. Criada apelo Professor Zocchi, de Turim, está a divulgar-se graças aos resultados obtidos não só nas localizações celulíticas, mas também nas formas difusas de obesidade, de abdómen descaído e de patologias mamárias.
      Nesta técnica, aplicam-se vibrações ultra-sónicas que, transmitidas por uma cânula de titânio, enfraquecem a membrana das células gordas, de maneira que a aspiração é facilitada e não causa prejuízos aos vasos sanguíneos e linfáticos.
      Seja qual for a técnica de remoção da gordura, é aconselhável um período de um ou dois dias de repouso na clínica, para prevenir eventuais distúrbios pós-operatórios.
      Após a intervenção, é indispensável comprimir com ligaduras a zona tratada, operação eventualmente completada ou substituída pela utilização de peças elásticas, a fim de ajudar o tecido dermo-hipodérmico a retomar o seu aspecto normal.
      Para apreciar em pleno o resultado da intervenção são necessários alguns meses.
      Entre as variantes que podem melhorar a lipoaspiração clássico, recorde-se também uma intervenção para reduzir a celulite denominada lipolifting, técnica aperfeiçoada pelo doutor Pallaoro, de Pádua, que conjuga a aspiração com a utilização de fármacos anticelulite injectados no tecido (substâncias de acção lipolítica, vasoactiva, antitrombótica, antifibrinolítica). Esta técnica permite maior respeito pela integridade dos tecidos e uma melhor adaptação cutânea após a intervenção.

      Exercitar o corpo e pensamento positivo

       
      A celulite é alimentada por muitos factores negativos presentes na nossa vida quotidiana, podendo estes ser resumidos na falta de respeito pelos ritmos vitais, numa forma inadequada não só de nos alimentarmos mas também de respirar e sobretudo de nos movimentarmos.
      É essencial para a prevenção e extremamente útil para o bom resultado da terapia conciliar estas funções com um correcto desenvolvimento fisiológico.

      A actividade física

      Como todas as funções do organismo, também a função muscular perde eficiência com a inactividade, facilitando a implantação de uma série de danos que, no seu conjunto, constituem a doença hipocinética.
      As suas manifestações principais são as seguintes:
    • redução da massa muscular;
    • tendência para o aumento da gordura;
    • diminuição da eficiência cardio-respiratória;
    • tendência para a preguiça intestinal;
    • menor eficiência dos processos metabólicos no interior dos tecidos.
    Praticar uma actividade física adequada desde cedo representa uma garantia contra estas situações e contra a instalação da doença celulítica.
    Uma forma útil de exercitar os músculos consiste nas actividades absolutamente normais e simples, como sejam caminhar e correr.
    Caminhar usa todos os sectores do organismo, com benefícios físicos e também psíquicos. Efectivamente, o coração, o sistema nervoso e os pulmões apoiam os músculos dos membros nos movimentos de contracção e descontracção, com efeitos positivos locais e gerais:
    • melhor circulação nos membros inferiores;
    • prevenção da estase venosa;
    • reforço da estrutura óssea;
    • aumento da resistência muscular;
    • efeito anti-stress;
    • melhoria do tónus psíquico que estimula a produção de endorfina.
    Os efeitos anticelulite serão melhores se se respeitarem algumas regras:
    • não caminhar muito rapidamente nem durante demasiado
    • tempo, não ultrapassando o limiar do cansaço;
    • manter sempre o alinhamento cabeça, tronco e bacia;
    • manter os ombros abertos, o pescoço e os braços soltos;
    • apoiar o pé de forma correcta;
    • adequar o passo rápido ao ritmo da respiração;
    • usar calçado adequado.
    A corrida é um exercício mais exigente, que requer um certo treino. As vantagens que se podem obter para a celulite parecem mais evidentes, contanto que também na corrida a pessoa não atinja o limiar do cansaço.
    Sempre com idêntica advertência, mais útil ainda é a natação, que envolve toda a musculatura, proporcionando também uma espécie de benéfica massagem hídrica.
    Também se pode fazer exercícios físicos, sozinho ou no ginásio, que serão úteis no combate à celulite, na condição de que se alternem de forma adequada duas séries de exercícios:
    • exercícios visando trabalhar a imagem, aumentando moderadamente a massa muscular e reduzindo a gordura;
    • exercícios ditos «aeróbicos», capazes sobretudo de estimular a circulação sanguínea e linfática activando o metabolismo local.
    As regras gerais a observar na execução destes exercícios são:
    • começar gradualmente, com exercícios pouco cansativos, aumentando depois pouco a pouco a intensidade do exercício;
    • acompanhar cada um dos movimentos com uma correcta dinâmica respiratória;
    • executar os exercícios com o estômago vazio, em ambiente bem arejado e usando vestuário adequado.     
      ((•)) Ouça essa Postagem

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário