terça-feira, 28 de junho de 2011

Benefícios da amamentação para a saúde


O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê ao longo de seus primeiro seis meses de vida, já que o leite materno atende todas as necessidade do organismo do pequenino, pois possui sais minerais e nutrientes, além de contribuir na formação do sistema imunológico e na prevenção de algumas doenças, como intolerância a glúten, anemia, alergias e até obesidade. E ainda, o leite materno é prátco, natural, não custa nada e está sempre na temperatura adequada para o bebê, ou seja, pronto para o consumo assim que o bebê solicitar. Contudo, embora muito se fale de todos os benefícios que o leite materno traz para a saúde do bem, é interessante lembrar também de que a mãe também recebe alguns benefícios em relação a amamentação, sendo que este é um momento muito especial, e que faz muito bem para a mulher.
Quando a mulher amamenta, o seu organismo produz uma maior quantidade de hormônios que ajudam o corpo voltar ao normal mais rapidamente, e assim também protege o organismo de alguns problemas, como depressão pós-parto, redução de sangramento após o parto, que consequentemente diminuirá o tempo em que o útero e os seios levam para voltar ao tamanho normal. Para a mãe, entre os benefícios da amamentação pode-se citar que este é ato é um ótimo anticoncepcional e diminui a incidência de doenças, como diabetes, câncer de mama e protege a mulher contra a osteoporose. Desta forma, diante de todas as vantagens que a amamentação proporciona tanto para a mãe quanto para o bebê, sobram motivos para que as mulheres não deixem de alimentar seus filhos e de valorizarem tal ato. Não pelo simples fato de ser saudável, mas sim porque a amamentação é um dos gestos mais singelos e bonitos que a mão pode oferecer ao seu filho logo nos primeiros meses de vida, onde a amamentação se torna uma ótima maneira de aumentar o vínculo entre ambos, ou seja, transmitir segurança, amor e carinho ao bebê.
Desta forma, evite cometer o mesmo erro de muitas mães, as quais acham que a amamentação pode ser igualada a uma mamadeira, assim enquanto há mães que desejam que seus filhos deixem de mamar nos seios, outras buscam formas de incentivar a criança a mamar, já que são vários os bebês que rejeitam o bico ou até mesmo o seio de suas mães. Amamente seu filho sem vergonha e proporcione uma melhor saúde para ambos.


Fonte: Blog Dicas



((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário