sábado, 4 de junho de 2011

Saiba mais sobre a massagem drenagem linfática



A drenagem linfática é uma técnica de massagem muito popular na Europa. É recomendada no tratamento de celulite, edema, espasmos musculares, etc. Antes de se decidir por fazer essa massagem, conheça um pouco mais sobre a técnica utilizada, seus efeitos e resultados



DÚVIDAS COMUNS


                                                                                                                                                             
     
 


 Qual é a indicação da drenagem linfática?
A drenagem ajuda no controle dos edemas (inchaços) em casos de insuficiências venosa (varizes), cardíaca e renal muito leves. Também auxilia nas situações de retenção de líquidos após cirurgias na pele e subcutâneas, como as cirurgias plásticas, por exemplo.

Apenas um médico pode prescrever o tratamento?
Não é necessária uma prescrição médica para fazer o tratamento, mas é sempre indicado consultar um dermatologista.

Qual profissional está apto para fazer drenagem linfática?
Em geral, fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais de nível técnico com curso específico.

É verdade que a drenagem ajuda na prevenção de celulite?
Um dos fatores envolvidos no problema da celulite é a retenção de líquidos no tecido subcutâneo que, na verdade, piora o aspecto da celulite. Portanto, a drenagem linfática pode auxiliar sim, mas não é a solução.

É recomendável fazer o tratamento durante o período menstrual?
A drenagem é muito boa tanto no período menstrual como na TPM. Nessas fases, a mulher pode sentir algumas sensações de inchaço, o que pode ser aliviado pelo tratamento. As tensões da TPM também melhoram com o efeito relaxante da técnica.

Em que casos a drenagem linfática não é indicada?
Não é recomendável para pessoas que tiveram câncer ou que têm alguma suspeita de câncer, que tenha algum nódulo ou pessoas com sistema imunológico baixo (se você estiver gripada, por exemplo, evite).

Com que freqüência deve ser feita a drenagem linfática?

A drenagem é um tratamento que deve fazer parte da sua rotina, você pode fazer semanalmente,por exemplo. Se a idéia for aproveitar o aspecto relaxante da técnica, ou se você tem tendência para reter líquidos no final do dia, você pode fazer a drenagem até todos os dias. O tratamento também pode ter indicação específica, como num pós-operatório, por exemplo.

A partir de qual idade o tratamento pode ser indicado?
Não existe nenhuma restrição, mas geralmente crianças não têm muitos problemas de retenção de líquidos.

Homens também podem fazer?
Os homens também podem fazer a drenagem, mas poucos buscam o tratamento para fins estéticos. Geralmente os casos são mais de pós-operatórios.

É verdade que a drenagem emagrece?
Não, a drenagem não emagrece, por isso, não é indicada para tratamento de gorduras localizadas. 





A Drenagem Línfatica é um método de massagem altamente especializado, realizado com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático.

Melhora as funções essenciais do sistema circulatório linfático mediante manobras precisas que acompanham os trajetos linfáticos, não sendo necessária a compressão dos músculos.


Sua finalidade principal é esvaziar os líquidos exsudados e os resíduos metabólicos pelo meio de manobras nas vias linfáticas e nos linfonados.

Essa pressão leve e intermitente deve ser realizada de forma rítmica e seguir sempre o sentido fisiológico da drenagem da linfa. Para que seja realizado de um modo correto e com finalidade científica é importante o conhecimento da anatomia e funcionamento do sistema linfático e a correta indicação da patologia.

A drenagem linfática é realizada à base de pressões com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Pode ser manual ou realizada por aparelhos. As manobras devem ser suaves e superficiais com movimentos de deslizamento sobre o trajeto dos vasos linfáticos e de compressão (bombeamento) na região dos linfonodos (gânglios), como na região das axilas, do pescoço e inguinal (virilha).

A pressão exercida deve seguir sempre o sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao tronco.

Como surgiu Ação

A técnica de drenagem linfática manual foi publicada em Paris, em 1936, por EMIL VODDER e sua esposa, com o objetivo de tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores. Nas últimas seis décadas, várias contribuições foram acrescentadas.

Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que estimulavam tais gânglios, atingindo boa taxa de sucesso.

A principal finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonados.


Ação Fisiológica das Manobras de Drenagem
  • Dinamização do peristaltismo dos coletores e, consequentemente, aumento do ritmo natural que se prolonga por horas após a drenagem.
  • Desentupimento sistemático das vias de acesso à região afetada
  • Suaviazação e "desfibragem" minuciosa da organização conjuntiva.
  • Solicitação máxima da reabsorção
  • Eliminação progressiva nas principais zonas de drenagem da estase (estagnação) dos tecidos e de todos os resíduos tóxicos resultantes do traumatismo.
Benefícios do Tratamento


É uma massagem que tem por objetivo evitar a retensão de líquidos no organismo, melhorar a circulação sangüínea e eliminar ocasionais dores no corpo.

A DLM ativa as trocas circulatórias e metabólicas, proporcionando o equilíbrio do sistema linfático e a harmonia estética do corpo, promovendo a hidratação da pele, desobstrução e eliminação de detritos dos orifícios cutâneos. Por isso é muito utilizada em tratamentos estéticos, pré e pós-cirúrgicos, assim como nos casos de deficiência circulatória e retenção de líquidos.

Trata-se de um processo seguro, eficaz, de resultado bastante satisfatório desde que realizado por um fisioterapeuta, que é um profissional especializado.

Cada sessão de DLM dura em média 50 minutos e todo o tecido do corpo é massageado a fim de que sejam liberadas as toxinas e aliviadas as dores e tensões.

Efeitos Positivos
  • Melhor oxigenação
  • Melhora a defesa e ação antiinflamatória
  • Aumento do potencial reparador
  • Dinamização de todos os processos catalisadores de uma boa cicatrização

Indicações
  • Lipodistrofia ginóide (celulite)
  • Má circulação sangüínea
  • Má circulação linfática (retenção de líquidos)
  • Pré e pós-operatório de lipoaspiração, plástica e mastectomia
  • Após tratamento com mesoterapia
  • Artrite reumatóide
  • Auxílio no tratamento para perda de medidas
  • Auxílio no tratamento para gestantes
Contra-Indicações 

  • Trombose venosa profunda
  • Tromboflebites
  • Infecção aguda
  • Câncer
  • Febre
  • Afecções cutâneas
  • Insuficiência cardíaca
Drenagem Línfatica Redutora


É uma massagem estética que preocupa-se com o visual e os cuidados com o corpo, além de proporcionar a retirada de líquidos excessivos e toxinas.

O objetivo é evitar a retenção de líquidos no organismo, melhorar a circulação sangüínea, diminuir a barriga, tirar a celulite e gorduras localizadas, por meio da distribuição da gordura. Por esta razão, a DLR é muito útil nos processos de emagrecimento ou perda de medidas.

É indicada, principalmente, para pessoas que querem cuidar dos contornos do corpo. A sessão de DLR dura em média 50 minutos, é realizada por um fisioterapeuta com conhecimentos gerais da técnica.

Esse tipo de massagem pode ser realizada utilizando creme hidratante, óleo ou gel redutor, proporcionando assim um tratamento eficaz de resultado bastante satisfatório.
((•)) Ouça essa Postagem

Um comentário: