É uma massagem extremamente suave e delicada, com movimentos leves que percorrem o corpo da gestante, exceto na zona da barriga. O posicionamento da grávida é de extrema importância. Devido à barriga e à sensibilidade dos seios, a gestante deve estar deitada na posição lateral e na posição fetal. Coloca-se uma almofada debaixo da cabeça e outra almofada entre as pernas, e se for necessária uma almofada debaixo da barriga.
A massagem para gestantes ajuda no aumento da produção hormonal como as endorfinas (efeito calmante), axitocina ou ocitocina (facilita o processo do parto) e da prolactina (produção do leite materno). E a ajuda a regular a dopamina hormonal do stress e ansiedade e a serotonina (hormonal causa depressão).
A massagem pré-natal é realizada no segundo e terceiro trimestre. Uma excelente maneira para mimar a grávida que está sobre muitas tensões e pressões tanto físicas como emocionais. E ainda é uma forma da futura mamãe poder sentir e apreciar os movimentos do seu bebé.
Os benefícios da Massagem são vários:
- Alivia a ansiedade acumulada
- Combate o stress
- Melhora o sistema nervoso
- Ajuda a descontrair e a relaxar
- Melhora a Auto-estima
- Diminui os sintomas de depressão
- Reduz os edemas e a retenção de líquidos
- Melhora o bem-estar da futura mamã e do bebé
- Melhor qualidade de sono
- Diminuição de cãibras
Não é feito massagem na zona da barriga para a grávida não se sentir desconfortável. E não são realizadas manobras de massagem com muita pressão, nem massagens profundas e ainda existem alguns pontos de pressão que são evitados como nos pulso, nos tornozelos e na planta do pé. Se na massagem a grávida sentir algum tipo de desconforto deve avisar imediatamente . E se for o caso, pode pedir ao profissional para parar a massagem.
Antes de realizar a massagem para gestantes deve consultar o seu médico e perguntar se existe algumas contra-indicações no seu caso. Esta massagem não deve ser realizada no primeiro trimestre de gestação.
Assunto visto e estudado em curso de aprimoramento de massagens terapêuticas. ((•)) Ouça essa Postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário