terça-feira, 26 de julho de 2011

5 formas de contato que fazem bem a saúde

Eis a dica de um medicamento barato e gostoso que pode lhe trazer muitos benefícios: contato. Quer seja um aperto de mão, um grande abraço ou uma massagem, o toque tem a capacidade de baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca e aumentar a função imunológica bem como aliviar a dor. Quer melhor jeito de ficar saudável, para não mencionar mais feliz e menos ansioso? Então, aqui vai uma lista de várias formas para você explorar esse remédio natural:


1 – Receba uma massagem
Massagens, por mais rápidas e simples que sejam, ajudam a relaxar. Não é apenas uma sensação mental: os músculos massageados relaxam, a frequência cardíaca diminui, a pressão arterial elevada cai, e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caem. Neste estado relaxado, seu corpo é capaz de se “recarregar”. O resultado: um sistema imunológico reforçado.


O hormônio cortisol suprime a resposta imunológica, então tudo o que aumenta o relaxamento provoca a restauração da resposta imunológica do seu corpo. Recentemente, pesquisadores mediram a função imunológica em adultos saudáveis que receberam uma massagem de 45 minutos. Os massageados tinham mais glóbulos brancos, incluindo as células que “matam” invasores, e ajudam o corpo a combater vírus e bactérias, e menos tipos de citoquinas inflamatórias associadas a doenças autoimunes.


2 – Abrace muito
O ato de abraçar inunda nossos corpos com ocitocina, o “hormônio do amor”, que faz as pessoas se sentirem seguras e confiarem mais nos outros, além de reduzir os níveis de cortisol e o estresse. Mulheres que recebem mais abraços de seus parceiros têm níveis mais altos de ocitocina e pressão arterial e frequência cardíaca baixas. E nem precisa ser de um parceiro: um abraço de qualquer pessoa que você goste funciona. Pesquisadores já testaram: quem recebe abraços da mamãe também tem menores níveis de cortisol.


3 – Ande de mãos dadas
Segurar as mãos de alguém que você gosta é extremamente calmante. Pesquisadores descobriram isso quando administraram ressonância magnética funcional em 16 mulheres casadas. Eles “mentiram”, dizendo que elas poderiam sentir um leve choque. A ansiedade resultante fez com que a atividade cerebral das mulheres “enlouquecesse”. Mas quando as mulheres deram as mãos a um dos pesquisadores, essa resposta de estresse diminuiu, e quando elas seguraram as mãos de seus maridos, realmente se acalmaram.


Segundo os cientistas, houve uma mudança qualitativa no número de regiões do cérebro que não estavam mais reagindo à sugestão ameaçadora. Quando você está em um relacionamento feliz, apertar as mãos do parceiro reduz a atividade relacionada ao estresse em uma área do cérebro chamada hipotálamo, o que reduz os níveis de cortisol no sistema, assim como na parte do cérebro que registra a dor, realmente diminuindo-a.

4 – Faça sexo

O sexo envolve total contato corporal. Portanto, nos inunda com ocitocina e endorfinas, hormônios que nos fazem sentir bem, especialmente emocionalmente. O sexo regular também tem vantagens físicas, possivelmente nos impedindo de ficar doente com frequência. As pessoas que têm relações sexuais uma ou duas vezes por semana têm 30% mais imunoglobulina A na saliva, que combate infecções. E se você não tiver um parceiro fixo, não se preocupe: sexo “solo” também conta. Pelo menos um estudo ligou a masturbação a menor risco de depressão.

5 – Cuide de seu animal de estimação

Se você é proprietário de um animal de estimação, com certeza fica menos tenso quando faz um carinho atrás de suas orelhas. De fato, pesquisas mostram que a pressão arterial das pessoas cai quando eles cuidam de seus cães. Acariciá-los também melhora a função imunológica e alivia a dor, ou pelo menos a percepção da dor. Portanto, não resista quando seu cãozinho lhe rondar querendo atenção: no mínimo, vai fazer muito bem para você.[CNN]

O poder do toque na massagem

O toque, ele aproxima os indivíduos, firma compromissos e é uma forma de comunicação e estreitamento dos relacionamentos humanos (MONTAGU apud VICTOR e MOREIRA, 2004), respondendo de forma positiva ao paradigma vitalista definido anteriormente (LUZ, 1996).

A relação terapeuta-paciente é carregada de grande significação simbólica, inclusive quanto ao contato físico entre ambos, o que necessariamente implica no toque do corpo do paciente. No contexto dodistanciamento atual que se estabelece entre médico-paciente, o paciente tende a ser visto como um objeto de intervenção tecnocientífica e isto é característico da medicina ocidental de alta tecnologia.

A massagem, por seu lado, busca resgatar o toque, o contato físico, a troca energética que se estabelece entre terapeuta e paciente. Segundo Seubert e Veronese (2008), o contato físico é muito importante e é fundamental no desenvolvimento saudável de uma criança. Problemas emocionais podem advir no decorrer de uma vida, quando esta criança foi privada de contato físico e do toque. Para os autores, a massagem pode melhorar a imunidade, acalmar, resolver edemas, reduzir o estresse e liberar endorfinas.

A massagem pode ser definida como um procedimento mecânico-manualaplicado ao corpo para o tratamento de diversos tipos de disfunções. E elatrabalha, entre muitas outras funções, o relaxamento muscular e por estemotivo as pessoas procuram os massoterapeutas para realizar um tratamento.

É fato que a massagem, em toda a sua multiplicidade, traz muitos benefícios ao indivíduo, tanto no aspecto físico quanto no mental e emocional.

Segundo Schneider (1995), a massagem assemelha-se a um belo presente, um gesto de amor e um instrumento de cura, podendo tornar mais eficazes as outras práticas de saúde quando utilizada como terapia coadjuvante.

Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário