Meu pé, meu querido pé…
Os pés são estruturas altamente sofisticadas. O pé humano é um milagre da engenharia, projetado para suportar muito desgaste natural. Isto é bom, já que seus pés são as partes mais usadas e abusadas do seu corpo. De acordo com a Associação Médica Norte Americana de Podiatras, o norte americano anda em média 210.000 km em toda sua vida, uma distância que lhe permitiria fazer a volta ao mundo quatro vezes. Seus pés sustentam o peso de seu corpo, roupas, e quaisquer outras coisas que você esteja carregando. Em um dia comum de caminhada, eles são submetidos a uma força de centenas de toneladas.Não importa se os seus pés tem um formato bem projetado, alguma coisa pode não funcionar direito. Na verdade, calcula-se que 87% dos norte-americanos tenham algum tipo de problema nos pés. Entre os mais comuns, estão os calos e calosidades, que são formados de partes da pele enrijecidas para proteger o pé contra o atrito ou a pressão frequentes.
Os calos aparecem em duas variedades: duros e moles. Calos duros são geralmente encontrados nas partes superiores dos dedos do pé ou nas partes laterais dos dedinhos, onde a pele entra em atrito com o sapato. Calos moles, que são úmidos e borrachentos, formam-se entre os dedos do pé, onde o osso de um dedo faz pressão sobre o osso do dedo vizinho.
Ao contrário dos calos, as calosidades se formam geralmente sobre uma superfície lisa. Elas geralmente aparecem nas partes que suportam o peso do pé: na sola ou no calcanhar.
Dicas:
- Procure saber a origem do problema
- Corte as unhas dos pés
- Faça um escalda pé
- Coloque gelo em um calo duro
- Não corte
- Proteja-o
- Separe seus dedos com lã ou algodão
- Use chá de camomila em seus pés durante o banho
- Resguarde seus pés
- Não compre sapatos apertados.
Como reenergizar seus pés
Durante o dia os seus pés perdem gradualmente a força. Separamos dicas para você reernegizá-los, mesmo que esteja sentado. Relaxante para os pés: Relaxe e solte os músculos e articulações dos pés agitando-os. Sacuda os dedos, primeiro de um pé, depois do outro.
Batida dos dedos: Com os pés no chão, bata os dedos, ou finja que está empurrando um pedal, primeiro com um pé, depois com outro.
Escrita com os dedos: Com os pés no chão, descalços, use os dedos para escrever o alfabeto no chão.
Pegada: Com os pés no chão, descalço, tente pegar um lápis ou uma caneta com os dedos.
Amassador de papel: Com os pés no chão, descalços, coloque uma lista telefônica sob ele, com a capa virada para seu corpo. Dobre os dedos na extremidade mais distante e tente amassar as páginas.
Escalda pés: Coloque em uma bacia água quente misturada com sal grosso, flores e ervas de sua preferência, e deixe os pés nessa imersão por cerca de quinze minutos. Depois, massageie os pés com um creme hidratante. As mãos também podem receber o tratamento.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário