terça-feira, 12 de julho de 2011

O Poder dos Óleos Essencias

Os Óleos Essenciais:
 
oleo-essencial
Na literatura especializada encontramos registros históricos que fazem referências ao uso de óleos extraídos de plantas. Entre os povos antigos, os egípcios faziam uso dos óleos essenciais na saúde, cosmética e na higiene e também em suas cerimônias religiosas como ofertas a seus deuses, além das mais diversas populações como: gregos, romanos, chineses, indianos entre outros.
Os óleos essenciais são frações líquidas e voláteis que contém as substâncias responsáveis pelo aroma das plantas, produto resultante do seu metabolismo secundário.
A aromaterapia, que significa o uso terapêutico dos óleos essencias, foi acidentalmente redescoberta por René-Maurice Gattefossé, químico, que após queimar a mão, em uma pequena explosão de laboratório, usou óleo essencial de lavanda em seu estado puro, observando efeitos analgésicos rápidos, regeneração celular e assepsia (qualidade anti-séptica). Surpreso com os resultados, pesquisou as propriedades dos óleos essenciais, sendo seguido neste trabalho por vários outros pesquisadores, chegando até a atualidade com usos e aplicações nas mais diversas áreas: saúde, perfumaria, alimentícia, cosmética e outras.
As moléculas dos óleos essenciais penetram no organismo de duas formas: inalação e aplicação na pele.
Mesmo que o mecanismo pelo qual os seres humanos detectam os aromas ainda não seja completamente conhecido, é pelo nariz que as moléculas são encaminhadas a duas vias: cérebro e pulmões.
Para o cérebro, através dos cílios olfatórios, sinais eletroquímicos são transmitidos para o bulbo e trato olfatório e destes até o sistema límbico, estando este relacionado a diversas atividades essenciais de sobrevivência como: sono, fome, sede, memória, euforia, relaxamento, resposta sexual, etc., o que resulta na ação dos óleos essenciais sobre as emoções.
A massagem é uma maneira importante para a aplicação dos óleos essenciais, sendo do ponto de vista físico, o modo mais eficaz de introduzi-los no organismo. Acontece uma interação entre o poder terapêutico do toque e a escolha dos óleos essenciais adaptados à condição física, emocional e ao temperamento do paciente/cliente naquele momento específico.

Conheça a Aromaterapia




Aromaterapia é o tratamento das doenças do corpo e da mente com o uso dos óleos essenciais, que atuam através do nosso sistema olfativo, pela entrada em nossos pulmões ou mesmo através da pele, fazendo com que os aromas entrem em nossa corrente sanguínea e levem as substâncias para todo o nosso corpo.
Os óleos essenciais são substâncias orgânicas muito voláteis, extraídas do reino vegetal. São produzidos a partir de diferentes partes das plantas: flores, folhas, frutos, raízes, cascas e resinas.


Como usar os óleos essenciais


Os óleos essenciais são destinados para uso externo e devem ser sempre diluídos, em proporção adequada, quando aplicados sobre a pele.
Podem ser utilizados em: sprays, vaporizadores, réchauds, inalação, massagem corporal, banho de banheira, banho de chuveiro, máscaras faciais, xampus e condicionadores, compressas quentes ou frias.


Conheça os principais óleos essenciais e suas propriedades


ÓLEO ESSENCIAL INDICAÇÕES / PROPRIEDADES USO
Enxaqueca, fraqueza, dores musculares, artrite, cansaço mental, pele envelhecida, rugas, acne, celulite, caspa, queda de cabelo, cabelos oleosos. BERGAMOTA
Citrus bergamia
Banhos
Compressas
Massagem
Perfumes
Vaporizador
Dor de cabeça, enxaqueca, menopausa, cistite, abscesso, acne, reumatismo (reconfortante), estresse, ansiedade, depressão, insônia. CANELA
Cinnamomum zeylanicum
Massagem
Perfumes
Vaporizador
Dores musculares e reumáticas, astenia física e mental, impotência, mau hálito, dor de dente, nevralgias, micose de unha, estafa mental, memória fraca. EUCALIPTO
Eucalyptus globulus
Banhos
Massagem
Vaporizador
Cólica, flatulência, prisão de ventre, problemas digestivos, excessos de alimentos e bebidas. Ajuda a criar força e coragem. LARANJA
Citrus auranthium var. dulcis
Banhos
Compressas
Massagem
Perfumes
Vaporizador
TPM, dores musculares, reumatismo, ferimentos, queimaduras, pressão alta, dor de cabeça/enxaqueca, acne, eczemas, piolhos, picada de insetos, psoríase, estresse, ansiedade, depressão, insônia. CAPIM- LIMÃO ou LEMONGRASS
Cymbopogan citratus
Banhos
Massagem
Perfumes
Vaporizador
Gripes, resfriados, reumatismo, acne, peles oleosas, inflamadas, rachadas, seborréia, celulite, edemas, ansiedade, falta de concentração.
Traz otimismo
PATCHOULI
Pogostemon patchouli
Banhos
Compressas
Massagem
Perfumes
Vaporizador
Antidepressivo, antiinflamatório, afrodisíaco,
antiespasmódico, bactericida, depurativo, diurético, estimulante do fígado, laxativo, sedativo, estimulante do estômago e tônico.
SÂNDALO
Santalum album
Banhos
Massagem
Perfumes
Vaporizador
Problemas respiratórios, infecções, abscessos, acne, caspa, micoses de unha, seborréia, odor nos pés. YLANG YLANG
Cananga  odorata
Banhos
Compressas
Massagem
Perfumes
Vaporizador






ATENÇÃO: O uso da maioria dos óleos essenciais é contraindicado, sem acompanhamento médico, por gestantes, crianças, idosos, pessoas com epilepsia, hipertensos, pessoas com pressão baixa.

Saiba mais um pouco sobre os Óleos Essencias

 

Alecrim: Vindo da Ásia, o óleo essencial de alecrim é um aliado precioso no combate à obesidade e celulite, mas tem ainda efeitos positivos no cérebro e sistema nervoso – melhora a memória, alivia as dores de cabeça, enxaquecas, fadiga mental e exaustão nervosa, é estimulante da mente e memória, é um tônico contra a estafa, o mau humor, a apatia e a ansiedade. O alecrim é óptimo para tratar o cabelo e para estimular a circulação no couro cabeludo, o que incentiva o crescimento capilar. A aromaterapia indica que este óleo é ainda adequado para tratar perturbações tão diversas como: diarreia, flatulência, dispepsia, colite, icterícia e disfunções hepáticas. As dores musculares, reumáticas, artríticas e relacionadas com a gota também encontram conforto no alecrim, assim como as doenças arteriais, palpitações, má circulação e varizes. Este óleo é simultaneamente utilizado no tratamento da bronquite, catarro, asma, sinusite, tosse convulsa, acne, rugas, eczema e dermatite. Tem ação rejuvenecedora.


Alfazema (lavanda): Originário de França, este óleo é considerado um dos mais benéficos e está indicado para uma série de problemas de saúde – bronquite, asma, constipação, infecções da garganta e tosse. O óleo essencial de lavanda tem um efeito extremamente tranquilizante, perfeito para acalmar os nervos e aliviar a tensão, agindo sobre a emoção, sendo ainda eficaz no tratamento da depressão, dos ataques de pânico, dores de cabeça, enxaquecas e insónias. É ainda poderoso no tratamento de perturbações do sistema digestivo – flatulência, cólicas, náuseas, vómitos –
e utilizado para aliviar dores reumáticas, musculares e artrite. A lavanda é um dos poucos óleos essenciais que pode ser directamente aplicado na pele, sem qualquer tipo de diluição, tonificando e revitalizando-a. O óleo de lavanda é ainda particularmente útil no tratamento de pequenas queimaduras, feridas, abcessos, mordidelas de insectos, psoríase e piolhos, dermatites, igualmente eficaz em peles oleosas e com tendência para acne. É um dos óleos mais usados em aromaterapia, especialmente em banhos e massagens relaxantes.


Almíscar: Determinação, segurança e autoconfiança são os principais predicados deste aroma, que também é um ótimo estimulante. É eficaz como afrodisíaco, atraindo o sexo oposto.


Anis: Com perfume fresco e adocicado, é indicado nos casos de cãibras, problemas digestivos e tosses espasmódicas. É relativamente tóxico e, por isso, deve ser usado em pequenas quantidades, durante períodos curtos e sempre com orientação de um profissional.


Arruda: Contra o mau-olhado e as energias negativas, indicado para pessoas que se sentem derrotadas no físico e na mente.


Bergamota: Dotado de um agradável perfume de frutas, este óleo essencial é um ingrediente clássico das águas-de-colônia. Usado em banhos e massagens, é revigorante e refrescante.


Cajepute: Tem cheiro forte de cânfora e é usado basicamente em inalações de vapor, contra afecções respiratórias como gripe, tosse, sinusite e dor de garganta.


Calêndula (tagetes): Destilado de um tipo de calêndula que cresce apenas no norte da Índia e sul da África. O óleo tem um cheiro suave de ervas e uma coloração viva, servindo para tratar problemas nos pés, como calos, peles grossas e verrugas.


Camomila: Anti-tóxico e anti-irritante, existem dois tipos de camomila – a camomila romana (originária da Inglaterra, é cultivada na Alemanha, França e Marrocos) e a camomila alemã (cultivada em França, Espanha e Marrocos). O óleo essencial de camomila romana é indicado para o alívio de dores musculares, de cabeça, enxaquecas, de dentes, de ouvidos e para o reumatismo. É aconselhada para o tratamento de vários tipos de problemas de pele – acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reacções alérgicas em geral – bem como para perturbações do sistema digestivo, sistema nervoso e condições ginecológicas. Diluída, a camomila romana pode ainda ser utilizada nos bebés, para aliviar as gengivas aquando do nascimento dos dentes, cólicas e diarreia. A camomila-romana é destilada da planta Anthemis nobilis. Possui propriedades semelhantes às da camomila azul, mas, pelos efeitos mais brandos, é indicada para crianças ou para pessoas com pele
sensível. Usada também como calmante e para despertar a virtude da paciência. Igualmente eficaz, a camomila alemã é conhecida por ser um bom anti-inflamatório. A camomila azul, a "verdadeira", é destilada da erva medicinal Matricaria chamomilla nomeadamente em curas associadas a dores articulares, musculares e à síndrome de intestino irritável. Pode melhorar as dores associadas à menstruação, aos espasmos musculares, reumatismo e artrite. Enquanto solução tópica, é aconselhada no tratamento de acne, eczema, erupções cutâneas, psoríase, pele hipersensível e reacções alérgicas em geral e insônia.



Campestre: Tônico para trazer sorte e ganhos financeiros, aumentando a disposição para o trabalho.


Canela: Óleo de aroma forte, doce e temperado, atua no crescimento pessoal, contra a hipersensibilidade e os acessos de raiva e proporciona sucesso nos negócios, pois atrai sorte e determinação para resolver problemas. Útil para tonificar os sistemas respiratório, circulatório e digestivo, bom para massagem corporal e peles secas.


Cânfora: Contra o pensamento negativo, concede maior liberação de energia e ajuda a resolver casos amorosos abalados.


Capim-limão: Obtido pela destilação de dois tipos de gramíneas naturais da Índia, do oeste da África e da Indonésia, é um ótimo repelente contra insetos. É um poderoso bactericida, usado no tratamento de problemas de pele, poros dilatados e acne.


Cardamomo: Com um cheiro quente e temperado, é usado há mais de 3 mil anos pela medicina oriental. Ajuda a digestão, combate a náusea, a flatulência e a diarréia.


Cedro: Com um perfume suave de madeira e bálsamo, a essência de cedro é muito usada em misturas de óleos para massagens. Proporciona sentimentos de sucesso e honradez e alivia as tensões nervosas. Pode ser usada no tratamento de peles e cabelos oleosos e caspa e é também indicada contra resfriados e como expectorante.


Cravo-da-índia: Possui fortes efeitos estimulantes e propriedades analgésicas. Dá vigor físico, prosperidade e coragem, além de proporcionar um bom relacionamento social.


Erva-doce: Possui um suave aroma de anis, fresco e adocicado. Tem ação calmante, é bom para a pele, contra dores no corpo e possui efeito diurético brando, sendo também indicado no tratamento de flatulência e indigestão.


Eucalipto: Com origens na China, o óleo essencial de eucalipto é perfeito para a pele, principalmente a oleosa, mas também no caso de queimaduras, feridas, bolhas, mordidelas de insectos, piolhos e infecções cutâneas, em geral. O eucalipto é talvez o mais indicado para o tratamento de constipações e gripes, da sinusite e de tosses com muco o óleo emana um aroma semelhante à cânfora, sendo muito útil para inalações, a fim de aliviar  sintomas citados anteriormente, mas é ainda eficaz contra músculos e articulações doloridas. Desintoxicante natural, este óleo revigora o sistema imunitário, circulatório e respiratório. A aromaterapia aconselha o eucalipto como enquanto estimulante mental, que melhora significativamente os níveis de concentração e de produtividade ajudando a reequilibrar o lado emocional e as energias do corpo, agindo contra a angústia.



Floral: Revigora o entusiasmo e o poder de realizações, combatendo a inquietação e as mágoas.


Flor-do-campo: Aroma que desperta diretamente a parte do intelecto, revigorando a memória e a autoconfiança.

Gerânio: Encontrado na África do Sul, Madagáscar, Egipto e Marrocos, o óleo essencial de gerânio tem propriedades tónicas, diuréticas, anti-sépticas, anti-depressivas e antibióticas, entre outras. Extremamente benéfico para a pele – queimaduras, cortes, dermatites, eczema – é um excelente repelente natural contra mosquitos, tem efeito regulador na produção natural de óleos da pele, podendo ser utilizado por pessoas com pele seca, oleosa ou acnéica. O gerânio é igualmente utilizado no tratamento de hemorróidas, piolhos, ulceras, edemas, má circulação e dores de garganta. Anti-stressante, este óleo essencial actua ainda ao nível do sistema nevrálgico. É muitas vezes prescrito para as mulheres, principalmente para alívio da tensão pré-menstrual e sintomas de menopausa. Estimulante do corpo e da mente, atrai sorte e aumenta a coragem e a audácia. Calmante e refrescante, é indicado no tratamento de ansiedade e estresse.


Limão: Um nativo da Índia, o óleo essencial de limão é muito benéfico para o sistema circulatório e para diminuir a tensão arterial. Para além de estimular o sistema imunitário e digestivo, é um bom remédio para a prisão de ventre, dispepsia e celulite. Em aromaterapia, o limão acalma e alivia dores de cabeça e enxaquecas, melhorando as dores de quem sofre de artrite e reumatismo. Poderoso no combate às gripes e constipações, contribui para a diminuição da febre e outros sintomas associados, como as infecções da garganta e a bronquite. Indicado para o tratamento do cabelo e pele oleosa, tem vários outros benefícios ao nível da pele, nomeadamente enquanto esfoliante, na eliminação de acne, herpes labial e aftas.

Hamamélis: Indicado para meditação, atuando no desenvolvimento interior e na compreensão. Afasta as aflições da alma.


Hortelã: Refrescante e relaxante, libera energias retidas por inibição, provoca alegria e desprendimento. Tem propriedade descongestionante, estimulante e refrescante, sendo usado no tratamento de enxaqueca e diversos problemas digestivos, como indigestão e gases.

Hortelã-pimenta: Proveniente dos Estados Unidos da América, o óleo essencial de hortelã-pimenta tem inúmeras propriedades terapêuticas, sendo bastante útil no combate à fadiga mental, depressão, stress, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, fraqueza e estados de choque, melhorando significativamente a agilidade mental e os níveis de concentração. A hortelã-pimenta é frequentemente utilizada no tratamento de tuberculose, pneumonia, bronquite, cólera, asma, sinusite e tosse seca. Estimula a vesícula e a secreção biliar e, relativamente ao tracto digestivo e intestinal, é indicado contra as cólicas, flatulência, cólon irritável, dispepsia, náuseas e dores menstruais. Ao nível cutâneo, é prescrito para irritações de pele várias, dermatites, acne, sarna e pruridos; sendo a hortelã-pimenta aconselhada ainda para as dores musculares, reumatismo e neuralgia.

Ylang-Ylang: Com origens na Indonésia, o óleo essencial ylang-ylang é, acima de tudo, um anti-depressivo e tranquilizante, mas também um afrodisíaco. Na aromaterapia é utilizado para combater a ansiedade, tensão, choque, medo e pânico, sendo frequentemente utilizado no tratamento de impotência e frigidez. Tem cheiro forte de flores exóticas e efeito relaxante sobre o sistema nervoso. Usado tradicionalmente no tratamento de hipertensão (pressão alta).
Os seus poderes curativos foram ainda verificados em casos de infecções intestinais, tensão alta, respiração acelerada, e em pessoas com batimentos cardíacos muito elevados. O ylang-ylang é igualmente eficaz na estimulação do crescimento do cabelo.

Jasmim: Equilibra as diferenças do casal, sendo um afrodisíaco que estimula o chacra sexual. Desperta o humor e as energias adormecidas, é antidepressivo, desfaz a inibição, a falta de confiança e solta a imaginação.


Madeira do Oriente: Aroma sedutor, atrai energias positivas, proporciona força e vitalidade, ajuda na concentração do trabalho e estudos.


Mirra: Um dos aromas mais antigos de que se tem notícia, foi ofertado para o Menino Jesus pelos reis magos. Usado para massagens, tem ação sedativa e age sutilmente no inconsciente. Indicado ainda como cicatrizante, expectorante e tônico.


Opium: Difusor de afetividade, aumenta a concentração e facilita a meditação.


Pinho: Purificador, alivia no descanso do corpo, agindo principalmente nos músculos. Tem perfume suave e refrescante de madeira, sendo eficaz no tratamento de problemas respiratórios, como gripes, resfriados, asma e bronquite. Usado ainda contra problemas circulatórios, varizes e para tratamentos estéticos corporais e drenagem linfática.


Rosa: Directamente de França, o óleo essencial de rosa tem um efeito calmante muito agradável, principalmente em situações de depressão, raiva, luto, medo, tensão e stress, Associado ao amor, desperta sentimentos fraternais, combate a sensação de solidão, angústia e insegurança. Usado como antidepressivo, tônico, depurativo, afrodisíaco, para o tratamento de peles secas e envelhecidas e para massagem corporal. Calmante e refrescante, é excelente para combater o estresse e os sintomas de TPM (Tensão Pré-Menstrual), estimula o funcionamento do fígado, da vesícula e do sistema circulatório, estando ainda indicado para tratar várias doenças cardiovasculares, nomeadamente palpitações, arritmias e tensão alta. A aromaterapia defende ainda a sua utilização em casos de asma, tosse crónica, alergias, náuseas, vasos capilares quebrados, herpes, eczema e inflamações diversas. Enquanto hidratante faz maravilhas à pele e, diluído em água, é um remédio óptimo para a conjuntivite.

Sândalo: Originário da Índia e extraído do tronco das árvores, o óleo essencial de sândalo é um dos óleos mais puros, sendo recomendado em terapias de bronquite, laringite, leucorreia e cistite. Extremamente eficaz no processo curativo de pele sensível, seca, oleosa e com cieiro, pode ainda ser aplicado em cicatrizes, estrias e varizes. Antídoto perfeito para os soluços, a aromaterapia também sugere a utilização de óleo de sândalo em casos de depressão e stress, Purificador do corpo e da alma, proporciona a inspiração da mente e da emoção.Tem propriedade bactericida e afrodisíaca, melhora os níveis de concentração e funciona com um bom ansiolítico e redutor de ansiedade. Com um aroma suave, é usado também em massagens para pele seca e no tratamento de cistite.

Tomilho: Destilado principalmente na Espanha e em Israel, é estimulante e pode ser usado para aliviar dores musculares. É empregado ainda como antibacteriano e para tonificar o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, sendo excelente para tratar de infecções da pele, do aparelho respiratório e das vias urinárias.




Fonte:Bruna Murta
Nutricionista da Rede Mundo Verde,
Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA
www.ervasdositio.com.br
bemtratar.com



((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário