terça-feira, 12 de julho de 2011

Elimine a gordura, mantenha os músculos

 
Ver o ponteiro da balança subir é mais do que suficiente para começar de vez uma dieta. No entanto, ele não deve ser o único parâmetro para dizer se você está acima do peso ou não.
A balança mede a quantidade de massa total do organismo (músculo, gordura e água). Sendo assim, quando há perda de músculo ou água, o ponteiro da balança cai. Se ocorrer o aumento de massa magra, o que é comum em quem pratica atividades físicas e musculação, o ponteiro sobe, mas isso não significa que a pessoa esteja engordando.
O nutrólogo e ortomolecular Antonio Pacileo, da clínica Health, faz um alerta:
- A gordura branca [ruim] é a que menos pesa, só ocupa espaço. Quem emagrece mais que 750 gramas por semana  provavelmente perdeu massa magra.
Por isso, dietas de emergência que prometem eliminar muito peso em pouco tempo são perigosas. Os ricos de perder massa magra são grandes.
- Com pouca massa magra o corpo começa, incansavelmente, a trabalhar para compensar o desequilíbrio na produção de energia, resultando em doenças neurodegenerativas (em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios, como Parkinson e Alzheimer, entre outras) e relacionadas ao envelhecimento.
A eliminação da gordura é necessária para prevenir doenças, porém com cuidado. Para prevenir a perda de massa magra, existem alguns truques. O primeiro deles é não malhar em jejum. Outra dica é não passar longas horas sem comer. Ao perceber que não recebe combustível, o corpo economiza energia em vez de gastar. O ideal é se alimentar de três em três horas. 

Fonte: R7
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário