terça-feira, 12 de julho de 2011

Sem desculpas para não praticar atividades físicas

Caminhar, além de agradável, é muito saudável

Caminhar, além de agradável, é muito saudável
Dizer que não pratica atividade física por não poder pagar uma academia é desculpa esfarrapada. Existem outros tipos de exercícios, gratuitos e que talvez até lhe agradem mais do que puxar ferro. Existem os esportes coletivos e os individuais. Aqui falaremos de um que pode ser tanto coletivo quanto individual, mas o resultado final vai depender única e exclusivamente de você. Basta mandar a preguiça embora, vestir uma roupa confortável (nada de calças jeans!), um tênis bom, de preferência com amortecimento e sair por aí caminhando. Isso mesmo! Aí você pode optar por caminhar sozinha ou chamar uma amiga ou mais. Se você optar pela segunda alternativa, nada de conversar mais do que caminhar e nem perder o ritmo. Trata-se de uma atividade física e não de um passeio. Caminhar não tem contra-indicação, pode ser praticada por qualquer pessoa, não importando o tipo físico ou a idade.
Confira os benefícios da caminhada e anime-se para começar hoje mesmo!
Trinta minutos de caminhada por dia já são suficientes para que você sinta os benefícios, por isso, nada de preguiça! Você verá que depois de um tempo ficará viciada na atividade e nem cogitará a ideia de ficar em casa por preguiça.
Queima de 250 a 500 calorias e traz vários benefícios ao sistema cardiovascular, melhora o nível de condicionamento físico, ajuda na perda de peso, e fortalece os músculos das pernas e do bumbum.
A caminhada também melhora o trabalho dos sistemas respiratório, digestivo, imunológico e nervoso, diminui o risco de osteoporose e diabetes e hipertensão. É a atividade ideal para aliviar o estresse, espantar depressão e a ansiedade. 
Cuidados na hora de caminhar
- Não dispense o alongamento antes e depois da caminhada.
- Respeite seus limites, principalmente se você estiver começando agora. O ritmo e a intensidade da caminhada devem estar de acordo com o seu condicionamento físico, diminua o ritmo se sentir dores ou algum desconforto.
- Mantenha a postura enquanto caminha e não dê passadas muito largas. O calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e por último, os dedos.
- Use roupas confortáveis e escolha um tênis próprio para caminhada, que tenha solado flexível e absorva mais o impacto com o solo.
- Evite caminhar nos horários de sol intenso e use sempre filtro solar.
- Beba água, é importante hidratar o corpo antes, durante e depois da caminhada.
- Procure caminhar em locais calmos e sem muito trânsito.
- Você pode aproveitar para ouvir música enquanto caminha, isso relaxa e deixa o exercício mais alegre.

Fonte:odorfree
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário