quarta-feira, 20 de julho de 2011

Propriedades terapêuticas do gengibre



Propriedades terapêuticas do gengibre. Aromático e de sabor picante, o gengibre enfeitiça qualquer pessoa através de seus pratos típicos, receitas da culinária oriental e até preparações afrodisíacas. Impossível não se deixar levar pelo cheirinho que este legume característico da Festa Junina possui. Com uma vasta lista de propriedades terapêuticas, o legume também é conhecido por acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura em 20%.
Entre os sistemas do corpo humano que ele atinge estão: respiratório, digestivo, circulatório e cerebral. “Além disso, também alivia cólicas menstruais, aumenta a vitalidade e ainda tem ação bactericida, sendo um desintoxicante natural”, comenta a nutricionista do Oba Hortifruti Priscila Arruda.

Muito utilizado por profissionais que usam constantemente da voz, o gengibre é excelente para combater a rouquidão e asma. No sistema respiratório, ele ainda é um poderoso expectorante, diminuindo a congestão nasal e também agindo contra a doença asmática e rinite crônica.

Além do tradicional quentão, muito consumido nos meses frios de junho e julho, feito com a raiz macetada ou cortada em pedaços; o pó do gengibre origina diversos outros pratos, como: pastas, massas, cremes, molhos agridoces, sorvetes, sopas e caldos. Para fazer o pó em casa, basta cortar o gengibre em pedaços finos e deixá-los secando na sombra por uma semana. Depois é só bater em um liquidificador até que vire pó; a dica é polvilhar o pó do gengibre em receitas para dar um gostinho mais especial.
Para quem exagerar nas festas juninas, lá aparece o legume novamente: ajuda sarar a ressaca, enjoos, náuseas e vômitos; estimula a digestão e combate gases intestinais. Priscila também cita benefícios no sistema circulatório e cerebral. “Pessoas com problemas de artrite e gota, pode usá-lo para diminuir dores musculares – ele ainda fortalece o sistema nervoso”, explica a nutricionista.
Receitas com gengibre
Frango ao creme de gengibre e maçã

Ingredientes: 500g de peito de frango cortado em cubos, 1 ½ cebola picada, 5 dentes de alho picados, 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, sal e pimenta à gosto, 4 maçãs picadas com casca, 2 colheres (sopa) de gengibre fatiado, cebolinha picada, 3 caixas de creme de leite.
Modo de preparo: Em uma frigideira, derreta bem a manteiga. Coloque o frango previamente temperado com sal e pimenta.  Coloque na manteiga para dourar um pouco. Acrescente aos poucos a cebola e o alho, mexa muito bem.  Após refogar, acrescente o gengibre e a maçã. Deixe refogar um pouco mais e acrescente o creme de leite e, por fim, a cebolinha picada.
Molho agridoce de gengibre

Ingredientes: 1 pedaço médio de gengibre  (50g), 1 xícara (chá) de açúcar  (180g), 4 colheres (sopa) de suco de limão (60 ml), 1 pitada de sal (1g), 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol.

Modo de preparo: Lave bem os gengibres, descasque e lave-os novamente. Rale e reserve. Em uma panela, coloque o açúcar e 1/2 xícara (chá) de água. Leve ao fogo e deixe por 10 minutos ou até começar a formar uma calda rala. Depois acrescente o gengibre, o suco de limão e o sal. Cozinhe por mais 12 minutos ou até ficar uma calda levemente encorpada. Desligue o fogo e transfira a mistura para um copo de processador. Vá adicionando aos poucos o azeite de oliva e bata por 30 segundos. Bom para servir com aves.

Quentão de Festa Junina

Ingredientes: 1.600ml de cachaça, 600ml de água, cascas de duas laranjas, casca de um limão, 50g de gengibre em pedaços pequenos, cravo da Índia à gosto, canela em pau à gosto, 1 maçã cortada em pedaços pequenos.

Modo de preparo: Em uma panela grande coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo adicione a cachaça e a água, deixando cozinhar por aproximadamente 25 minutos em fogo médio. Filtre e coloque os pedacinhos de maçã. Mantenha em fogo baixo após o preparo.

Sobre o Oba Hortifruti

Com experiência de 32 anos, a rede especializada em hortifruti vai além de oferecer aos seus clientes produtos excelentes no que se refere à qualidade, variedade e atendimento. Ao longo do tempo, o Oba tornou-se referência, sendo fonte de informação para quem procura bons hábitos alimentares e esportivos, pois acredita que uma alimentação saudável e saborosa é a base para uma vida com mais prazer. Ainda conta com atendimento de nutricionistas pelas redes sociais: Facebook e Twitter.

Faz parte do calendário anual do Oba Hortifruti: degustações de vinhos nas lojas, campanhas promocionais aos clientes e Corrida Oba. Atualmente, possui 29 lojas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, com área de venda aproximada à 20 mil m². São mais de 12 mil itens, sendo 300 só no setor de hortifruti e ainda 280 tipos de produtos pré-lavados. Conta com os setores de: frutas, verduras e legumes, pré-lavados, açougue, mercearia, frios e laticínios, adega, peixaria, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante.


Fonte:lazerbeleza
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário