terça-feira, 26 de julho de 2011

Equilibrio


Estamos vivendo a era das doenças psicossomáticas, também conhecidas como o mal do século. O que vem acontecendo é a cobrança excessiva de nós mesmos de tudo o que fazemos. Para não entrarmos numa roda gigante de doenças, tanto físicas quanto mentais, o primeiro passo é cuidar de nossa mente.
A começar pela atitude positiva diante da vida, várias atitudes podem se seguir e garantir as ações preventivas para manter a saúde. O otimismo, bom humor e o controle do estresse são tão importantes na longevidade que foram eleitos por pesquisadores americanos para comprovar que pessoas otimistas têm riscos reduzidos de morte prematura em 50%, se comparados às pessoas que tendem a ser mais pessimistas. Uma boa noite de sono também tem influência determinante na saúde. Dormir adeqüadamente, com 7 ou 8 horas de descanso, garante a criatividade e bom humor durante todo o dia. A harmonia familiar e social também é importante para o equilíbrio emocional.
Mas um dos principais responsáveis pelas doenças de estilo de vida ainda é o estresse. Ataques instantâneos de estresse produzem altos níveis de cortisol, que podem prejudicar a função cognitiva e enfraquecer o sistema imunológico. A prática diária de exercícios físicos e o relaxamento mental são fundamentais para controlá-lo. Garantir um relaxamento mais profundo e buscar estabelecer o equilíbrio entre corpo e mente já é o começo.

Os cinco estágios da Pirâmide de Longevidade Kur

- Na base da pirâmide está o equilíbrio emocional. Constituído por pensamentos e atitudes positivas, este estágio é o principal para que todos os outros possam existir. A maneira de pensar não melhora apenas a percepção da vida, mas também o quanto se vive.

- Não fumar e não usar drogas é o próximo estágio para se garantir uma vida maior mais saudável. O fumo é a principal causa de morte evitável e mata mais que aids, acidentes, drogas, suicídios e homicídios juntos. Um quadro nada animador também fica com os dependentes de álcool e outros tipos de drogas.

- Exercícios físicos. Você tem praticado? Além de manter o peso e melhorar diversos aspectos da nossa saúde, os exercícios físicos fazem coisas que nem imaginamos, como a melhora do humor e nossa noção de participação em grupo, uma das mais importantes variáveis para se garantir o bem-estar. Medicinalmente falando, além das sensações acima, a prática regular de esportes físicos faz com que haja maior liberação de serotonina, dopamina e endorfina, substâncias que proporcionam boas sensações físicas e promovem ainda a redução do estresse e melhora da qualidade de vida.

- Como anda sua alimentação? Para continuar a promoção do bem-estar, seguindo a Pirâmide Kur, a alimentação é uma das principais. Saudáveis e equilibradas, as refeições devem ser ricas em carboidratos complexos, fibras e "gorduras do bem", como o Ômega 3 e restrita em sal, açúcar refinado e gorduras ruins como as trans e saturadas. Frutas, verduras, grãos, cereais, alimentos integrais e peixes atuam diretamente na longevidade, reduzindo doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásticas. Outro cuidado que deve ser tomado é a alimentação fracionada, ou seja, sem longos períodos de jejum e feita de uma maneira consciente e tranqüila, mastigando bem os alimentos.

- No topo da Pirâmide está o balanceamento dos microelementos, que são de fundamental importância para que as células tenham os substratos necessários para proceder suas funções de defesa. A carência de vitaminas pode ser responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças. Seguindo estes passos, certamente você estará no caminho de uma vida saudável. Nosso corpo e nossa mente são o resultado daquilo que comemos, de quanto e como nos exercitamos, do ambiente com o qual estamos em contato e, finalmente, daquilo que pensamos. Mas as alternativas apresentadas não podem fazer efeito sem que você esteja disposto a aderir aos novos hábitos e praticá-los no seu dia-a-dia. 



Pensamentos ao vento
"Mais que simplesmente existir, viva.
Mais que simplesmente tocar, sinta.
Mais que simplesmente olhar, observe.
Mais que simplesmente ler, absorva.
Mais que simplesmente ouvir, ouça.
Mais que simplesmente presenciar, entenda.
Mais que simplesmente pensar, reflita.
Mais que simplesmente falar, por favor, diga alguma coisa!"

"O pessimista reclama do vento.
O otimista espera que ele mude. O sábio ajusta as velas."

Pensamentos de John Maxwell
O equilíbrio das emoções nos mostra a força que temos.


" Toda a arte é um problema de equilíbrio entre dois opostos."
Cesare Pavese
A vida é o resultado de como você utiliza seu tempo. 

"A vida,como o amor, é uma busca pelo EQUILIBRIO,entre o que voce pode ter e o que voce tem nas maos."
Andrei Lucas
" A felicidade é o equilibrio entre a vergonha e o orgulho... e a supremacia da audácia face ao medo."
Carlota Vimeiro
A paz da consciência é o maior de todos os dons. Uma pessoa com a consciência limpa não tem motivos para temer os espectros.
Lin Yutang
"Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade."
Renato Russo
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se."
Soren Kierkegaard
Sê flexivel com equilibrio.
Nonnus
"Aceitar-se como ser humano cheio de limites e fraquezas é acima de tudo, sinal de equilibrio, paz consigo mesmo e felicidade".

Pe. Fábio de Mello 
Fonte:equilibriummassagens
((•)) Ouça essa Postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário